Atividades ocorrem até o dia 5 de julho em Santa Cruz
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) disponibiliza aos interessados, a partir desta terça-feira (24), o curso "O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil". A abertura do curso ocorre às 19h no Auditório Central da universidade. Com a participação de 22 professores, a atividade vai abordar questões referentes ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, com bate-papos que vão até o dia 5 de julho.
No início do mês, com a divulgação do evento, a Unisc foi criticada por oferecer um curso com posicionamento político. A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul chegou a publicar nota de repúdio, pedindo que a universidade reconsiderasse a realização da atividade ou mudasse o foco do diálogo. "Entendemos o papel universalista, apartidário e aberto que se espera de uma Universidade, contudo, ficamos apreensivos com a forma como este curso é apresentado, já em seu título, emitindo um pré-julgamento de um fato ocorrido na história política do país, como se esse entendimento fosse o único e o verdadeiro", dizia a nota.
Ainda no mesmo dia, a Unisc respondeu as critícas, argumentando que cursos de extensão com o mesmo título e temática estão sendo oferecidos em diversas universidades brasileiras, tanto públicas quanto privadas e que um curso de extensão é livre e não curricular ou obrigatório, ou seja, é voltado para quem se interessa pelo assunto. "O curso em debate não reflete a posição da Reitoria ou da Universidade, pois esta é plural, aberta ao diálogo, à diversidade e permite o livre trânsito de pensamentos divergentes. Essa afirmação comprova-se com o fato de que movimentos ideológicos antagônicos ao desse curso também transitam livremente dentro da Unisc, oferecendo palestras, encontros, grupos de estudo e cursos", afirmaram em nota.
Confira a programação do curso:
Abril
24 de Abril (3ª Feira)- Abertura do curso. O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil. Prof. Benedito Tadeu Cesar (UFRGS) – (Local: Anfiteatro Memorial-UNISC, 19h).
Maio
09 de Maio (4ª Feira) – João Pedro Schmidt – Conspirações políticas e golpes em democracias não consolidadas. / Júlio Bernardes – A filosofia política e os desafios das novas formas da democracia /Silvana Krause (UFRGS) / – 2013-1018: a gestação política da nova direita no Brasil. – (Local: Anfiteatro Memorial-UNISC, 19h.)
17 de Maio (5ª Feira) – Edison Botelho / Charles Froehlich – Caracterização de golpe sob o prisma jurídico. (Local: Sala 1002 – prédio 10, 19h.)
22 de Maio (3ª Feira) Ângela Fellipi – Crise, impeachment e eleições: a construção da mídia sobre o Brasil recente / Willian Fernandes Araújo – Redes sociais, plataformas digitais e o golpe de 2016 / Carlos Ayres – Os sentidos do dizer (como se produz a naturalização do golpe nas práticas discursivas no dizer da mídia e do poder instituído) ( Sala 1002 – prédio 10, 19h.)
30 de Maio (4ª Feira) – Cláudia Tirelli /A política das ruas e a política institucional: dos protestos de 2013 ao Golpe de 2016. / Edison Botelho – O Judiciário e seu papel no golpe de 2016/ Marco Cadoná – O empresariado e o golpe – (Local: Sala 1002 – prédio 10, 19h)
Junho
05 de Junho (3ª Feira) – Edison Botelho / André Pinto (AJD)/ Janriê Rodrigues Reck – Retrocesso em direitos humanos pós-golpe, das alterações da LDB até a intervenção federal no Rio de Janeiro (Local: Anfiteatro Memorial- UNISC, 19h).
13 de Junho (4ª Feira)- César Góes – Os impactos do golpe na Educação. / Cheron Moretti – O golpe e a ofensiva sobre os direitos das mulheres / Rogério Silveira – O golpe e a política de desenvolvimento urbano. (Local: Anfiteatro Memorial-UNISC, 19h.)
21 de Junho (5ª Feira) – Oscar Siqueira – O programa econômico do golpe: neoliberalismo, privatizações, redução ou fim dos direitos sociais, perda ou fim da soberania nacional e de um projeto de nação. / Virgínia Etges – O pré-sal no contexto do golpe de 2016 (Local: Anfiteatro Memorial-UNISC, 19h)
29 de Junho (6ª Feira) – Cristiano Benites – Os impactos do golpe sobre as políticas de combate às desigualdades / Josiane Abrunhosa – A ofensiva aos direitos dos povos indígenas e às comunidades quilombolas. / Caco Baptista – Os impactos do golpe sobre a Saúde Pública (Local: Anfiteatro Memorial-UNISC, 19h)
Julho
05 de Julho (5ª feira) Marcelo Kunrath da Silva (UFRGS)- Relações de direito X relações de força: desdemocratização, Estado de exceção e movimentos sociais no Brasil / – Encerramento do curso. (Local: Anfiteatro Memorial-UNISC)
Notícias relacionadas
Brito apresenta balanço do Cada Gota Conta e entrega sugestões ao governo
Propostas giram em torno de três eixos: alteração na legislação ambiental, reorganização de normas relativas a multas e sanções e simplificação de processos para obtenção de outorgas e licenciamentos
“Precisamos garantir segurança para nossa população”, afirma prefeita sobre concessão da RSC-453
Em audiência pública, Izaura Landim reforçou demandas municipais, como acessos seguros e redução dos impactos de um pedágio no município
Prefeitura realiza patrolamento e cascalhamento em diversos trechos do município
As obras, iniciadas por São José da Reserva, vão abranger, ao todo, aproximadamente 42 quilômetros de estrada
Prefeitura implementa medidas para melhorar abastecimento de água no Alto Paredão
Até a abertura dos novos poços, a Prefeitura implementará medidas para garantir que a comunidade não fique sem abastecimento