Evento ocorre nesta sexta-feira
Os desafios do Proagro e a proposta de securitização das dívidas rurais serão tema de uma audiência pública promovida pelo deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS), presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, no dia 28 de março, às 10h, durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo. O evento reunirá lideranças do setor, representantes de sindicatos, produtores rurais, além do Ministério da Fazenda e Banco Central, para debater soluções concretas para o endividamento no campo e melhorias no acesso ao seguro agrícola.
Schuch é autor de dois projetos de lei que buscam corrigir distorções no Proagro, especialmente no que diz respeito à exigência do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem dificultado o acesso de muitos agricultores ao programa. As propostas garantem que produtores de municípios em situação de emergência possam acessar o seguro com menos burocracia e que os recursos do programa sejam destinados a um fundo específico para cobrir perdas. Além disso, o deputado é coautor do projeto de securitização das dívidas rurais, que prevê prazo de pagamento de até 20 anos, três anos de carência e juros reduzidos, oferecendo alívio financeiro aos agricultores endividados.
Para Schuch, o setor precisa de medidas urgentes para enfrentar as dificuldades. “Não podemos deixar nossos agricultores desamparados. Precisamos de um Proagro mais justo e acessível e de condições reais para que os produtores renegociem suas dívidas sem comprometer seu futuro. Essa audiência será um espaço fundamental para avançarmos nessas pautas”, afirma o deputado.
Notícias relacionadas

Produtores rurais podem retirar a guia de pagamento do programa troca-troca de sementes de milho
Em 2024, foram 511 sacos entregues para 219 produtores beneficiados

Organização da Expoagro aponta poeira em estrada secundária e estacionamento como pontos a serem melhorados
Prioridades foram destacadas pelo coordenador do evento, Marco Antônio Dornelles, em entrevista à Arauto News

Produtores gaúchos podem receber auxílio de 20% para projetos de irrigação; entenda
Benefício é limitado a R$ 100 mil por contemplado; entenda

Rio Pardo será contemplada em projeto de cerca de R$ 8 milhões para recuperação da vegetação
Iniciativa busca restaurar áreas degradadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul