Ala/pivô, que vive primeira experiência no NBB e tem nome ovacionado nas arquibancadas, foi convocado para o Jogo das Estrelas
Desde que chegou a Santa Cruz do Sul para defender o Ceisc União Corinthians, Jonathan Castro dos Anjos, o Jon, tem conquistado cada vez mais espaço – não só dentro de quadra, mas também no coração da torcida. Não raras são as vezes em que seu nome ecoa pelas arquibancadas do Arnão, impulsionado pelo entusiasmo dos torcedores que abraçaram o ala/pivô como uma das referências técnicas do time que tem a quinta melhor campanha do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025. Seu gesto característico, simulando um sniper após converter uma bola de três pontos, já virou marca registrada. Basta ele acertar uma cesta do perímetro para as crianças que, atentas, acompanham cada lance, repetir o gesto feito pelo atleta em quadra.
E é justamente o carinho do público que tem sido um combustível extra para Jon, que retribui o apoio com entrega e dedicação a cada partida. “Estou muito feliz por estar em Santa Cruz do Sul e fazer parte do Ceisc União Corinthians. Desde que cheguei, fui muito bem recebido pela cidade e pelo clube, e o carinho da torcida tem sido incrível. É motivador sentir esse apoio, saber que a comunidade abraça o time e nos incentiva a cada jogo. Isso faz toda a diferença dentro de quadra, e estou animado para retribuir essa energia com muito trabalho e dedicação.”, disse.
Natural de Curitiba, o ala/pivô de 26 anos, foi entrevista pela Arauto News 89,9 FM neste domingo (23), no programa Torcida Organizada. Ele vive sua primeira experiência no NBB. Antes de chegar a Santa Cruz do Sul, o jogador trilhou um longo caminho no basquete, que começou ainda na infância, por incentivo dos pais. “Sempre fui muito atlético, praticava vários esportes, e desde os 10 anos estou no basquete”, relembra. Ainda no Paraná, jogou em equipes locais antes de se destacar no Flamengo, onde conheceu o técnico Rodrigo Silva, que anos depois o traria para o União Corinthians.
A grande virada na carreira veio em 2016, quando Jon recebeu um convite para estudar e jogar nos Estados Unidos. Ele passou pelo ensino médio e depois conquistou uma bolsa universitária, atuando pela University of Texas El Paso (UTEP). O ponto alto de sua trajetória americana foi entre 2018 e 2019, quando foi campeão nacional e eleito para o segundo time do High School. “Sempre foi meu sonho, então fiz de tudo para dar certo”, conta o jogador, que enfrentou desafios como a adaptação ao idioma e a distância da família.
Após oito anos nos Estados Unidos, Jon decidiu retornar ao Brasil e foi procurado por Rodrigo Silva, que acabara de assumir o comando técnico do União Corinthians. “Ele me deu um voto de confiança, e fiquei muito feliz porque não era só voltar para casa, era jogar com um cara que me ajudou muito na minha trajetória”, destaca. A aposta do treinador tem dado resultado: Jon é um dos pilares do time. O destaque resultou na convocação para disputar o Torneio de Enterradas no Jogo das Estrelas. Ele e Duane representarão o Ceisc União Corinthians no evento.
Ao longo da entrevista Jon deu outros detalhes da trajetória no esporte e falou sobre a adaptação a Santa Cruz do Sul e o futuro. Ouça a entrevista completa abaixo
Notícias relacionadas

Santa-cruzense medalhista mundial estudantil busca apoio para seguir treinando
Com apenas 14 anos, Renata Moreira conquistou o topo do pódio representando o Brasil na Gymnasiade 2025

Porto Alegre será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027
Competição será realizada de 24 de junho a 25 de julho daquele ano

Torneio de câmbio movimenta a Fenachim
Promovido pelo Sesc Venâncio Aires, evento reúne 12 equipes em competição no Ginásio do Colégio Oliveira

A duas semanas da Divisão de Acesso, Galo aproveita amistosos para ajustes finais
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o diretor de futebol do Futebol Clube Santa Cruz, Guilherme Kirst Neto, avaliou como positivo o resultado de mais um jogo-treino