Taila Farias Mueller tem apenas 10 anos
A cidade de São Paulo será palco do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Crianças, que ocorre entre os dias 15 e 16 de junho. Na delegação gaúcha, dois atletas representam a região, e Taila Farias Mueller, que tem apenas 10 anos e treina a 5 anos, é uma delas, representando o município de Sinimbu.

Foto: Divulgação
Taila vem se destacando no esporte, comenta o treinador, faixa preta Pedro Luís dos Santos. “No ano de 2023 ela foi vice-campeã perdendo por apenas dois pontos na final, em um campeonato que tinha mais de 3 mil atletas inscritos de todo o Brasil. Taila se destacou em sua categoria”, afirma.
Em 2024, a jovem teve que abrir mão da busca pela medalha de ouro, pois a casa em que reside com a mãe foi totalmente atingida pela enchente de 30 de abril. ”As coisas ainda não estão bem em ordem, mas nunca deixarei de lutar e auxiliar nos sonhos da minha filha, porque ela é uma criança que não espera as coisas acontecerem. Ela luta, corre atrás. Taila tem uma vontade muito grande de ser campeã mundial e a gente sabe que é uma realidade muito distante, mas que não é impossível”, relata emocionada a mãe, Paola Farias Mueller.
Hoje, a jovem atleta não conta com nenhum patrocinador. Todos os gastos com treinos, preparação, campeonatos e deslocamentos parte de doações, rifas e auxílios esporádicos que cobrem em torno de 10% dos gastos. “Porém, para o Campeonato Brasileiro esses gastos se multiplicam, necessitando de muito mais ajuda”, complementa a mãe.
“Taila está se preparando duramente. Agora em fevereiro iniciou uma corrida de preparação física treinando musculação, judô e jiu jitsu em várias academias da região, tudo para treinar com diferentes tipos de atletas e para trazer mais uma vez, medalha para a região nesse importante campeonato de junho”, destaca o professor Pedro.
Conforme Santos, o jiu-jitsu é o único esporte que mais tem medalhas a nível nacional na região. No entanto, para continuar trazendo medalhas é imprescindível a ajuda de patrocínio para os atletas. “Contamos com ajuda de todas as instituições públicas e privadas, pois é uma competição que tem altos custos, tanto em participação quanto em deslocamento, e que está levando o nome dos municípios dessas crianças”, finaliza.
Para quem quiser contribuir para a ida de Taila ao Campeonato Brasileiro, através de doação via pix, onde a chave é o e-mail [email protected] , e para quem quiser auxiliar oferecendo patrocínio ou ainda adquirindo um número da rifa, pode entrar em contato com a mãe Paola, através do telefone (51) 9 9666-9669. O valor de cada número é R$ 5. O sorteio da rifa acontece de acordo com a Loteria Federal do dia 01 de março de 2025.

Foto: Divulgação
Notícias relacionadas

Santa-cruzense medalhista mundial estudantil busca apoio para seguir treinando
Com apenas 14 anos, Renata Moreira conquistou o topo do pódio representando o Brasil na Gymnasiade 2025

Porto Alegre será uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027
Competição será realizada de 24 de junho a 25 de julho daquele ano

Torneio de câmbio movimenta a Fenachim
Promovido pelo Sesc Venâncio Aires, evento reúne 12 equipes em competição no Ginásio do Colégio Oliveira

A duas semanas da Divisão de Acesso, Galo aproveita amistosos para ajustes finais
Em entrevista à Arauto News 89,9 FM, o diretor de futebol do Futebol Clube Santa Cruz, Guilherme Kirst Neto, avaliou como positivo o resultado de mais um jogo-treino