Covid 19

Região espera chegada de novo lote de mais de 6 mil vacinas para essa quinta

Publicado em: 24 de fevereiro de 2021 às 19:10 Atualizado em: 01 de março de 2024 às 12:46
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Felipe Dalla Valle/Divulgação/Palácio Piratini
    compartilhe essa matéria

    Vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac foram recebidas pelo estado nesta quarta-feira

    A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu no final de manhã desta quarta-feira (24) um lote com 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus. A noite, outras 84,2 mil doses do imunizante CoronaVac também chegaram ao Rio Grande do Sul. A distribuição aos municípios gaúchos ocorre nesta quinta (25) e sexta-feira (26).

    Com esses novos lotes, são 823,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo Estado. Incluindo os recebimentos desta quarta, são 251 mil doses do imunizante produzido pela Oxford/AstraZeneca, que no Brasil tem parceria com a Fiocruz e 672,6 mil da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan.

    As doses do imunizante Oxford/AstraZeneca serão destinadas aos idosos com 84 anos ou menos. A indicação do Estado é de que esta faixa etária seja priorizada e, gradualmente, idosos com menos idade recebam a vacina enquanto houver disponibilidade. Já os imunizantes CoronaVac serão destinadas à aplicação da totalidade da segunda dose do grupo vacinado com a terceira remessa – 53,4 mil – e para parte dos vacinados com a quarta remessa.

    Até o momento, cerca de 492 mil doses já foram aplicadas nos primeiros grupos prioritários: trabalhadores da saúde, pessoas acima de 60 anos ou com deficiência institucionalizadas, povos indígenas e idosos, com definição a partir de que idades conforme disponibilidade dos municípios. Desse total, 436 mil são referentes à primeira dose e 56 mil completaram o esquema com a segunda aplicação.

    Entre os idosos, as faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada sobre projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa é uma definição que cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

    O Estado confirmou que serão disponibilizadas para a região da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), responsável por distribuir os medicamentos para os municípios do Vale do Rio Pardo, 1,8 mil imunizantes CoronaVac e 4,4 mil vacinas Oxford/AstraZeneca. Segundo o governo, as doses estarão disponíveis para retirada em Porto Alegre a partir das 11h.

    Nesta quinta-feira a 13ª CRS deve divulgar também a distribuição de doses por municípios de abrangência.

    Esquema vacinal

    O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a CoronaVac, o prazo é duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é que seja em 28 dias.