Religiosidade

Relíquia da Irmã Maria Emilie Engel está disponível para visitação em Santa Cruz 

Publicado em: 24 de janeiro de 2025 às 11:42
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Divulgação
    compartilhe essa matéria

    A peça chegou ao Brasil em novembro do ano passado, trazida pela superiora-geral das Irmãs de Maria de Schoenstatt

    Até o final deste mês, quem visitar o Santuário de Schoenstatt, em Santa Cruz do Sul, terá a oportunidade de contemplar uma relíquia da Irmã Maria Emilie Engel. A peça chegou ao Brasil em novembro do ano passado, trazida pela superiora-geral das Irmãs de Maria de Schoenstatt.

    De acordo com a Irmã Cassiana Jänisch, responsável pela relíquia no momento, o objeto veio diretamente do Secretariado da Irmã Maria Emilie Engel, localizado em Metternich, na Alemanha. “Essa relíquia é uma esteira, semelhante a uma cadeira móvel, que possui apoio dos dois lados para facilitar o transporte. Era usada devido à paralisia da venerável serva de Deus, Irmã Maria Emilie Engel. Com essa esteira, ela era transportada com segurança e dignidade”, explica.

    Segundo a Irmã Cassiana, já existe um movimento em âmbito global para que Maria Emilie Engel seja proclamada beata pela Igreja Católica.

    A relíquia estará disponível para visitação no Santuário de Schoenstatt até o dia 29 de janeiro, nos seguintes horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h30min. O santuário está localizado na rua Fernando Abott, no Bairro Goiás. Após essa data, a peça seguirá em peregrinação por outros santuários brasileiros e, posteriormente, retornará à Alemanha antes de ser enviada a outro país a ser definido.

    Quem foi Maria Emilie Engel?

    Maria Emilie Engel nasceu em 6 de fevereiro de 1893, na cidade de Husten, Alemanha. Em 1914, concluiu o curso de magistério e passou a atuar como professora. Em 1926, a convite do Padre José Kentenich, ela se uniu à fundação do Instituto das Irmãs de Maria de Schoenstatt, onde exerceu um papel importante como membro do Conselho Geral e mestra de noviças.

    Mesmo enfrentando sérios problemas de saúde e utilizando cadeira de rodas, foi nomeada superiora provincial pelo fundador, Pe. José Kentenich , Irmã Maria Emilie Engel faleceu em 20 de novembro de 1955, em Koblenz-Metternich, Alemanha, e está sepultada no cemitério das Irmãs de Maria de Schoenstatt.