Geral

Ambulância dos Bombeiros entra em funcionamento sexta-feira

Publicado em: 24 de janeiro de 2018 às 16:13 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 17:56
  • Por
    Bruna Lovato
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Lucas Batista/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Veículo servirá de apoio para resgate em ocorrências de Vera Cruz

    A partir desta sexta-feira (26), mais uma ambulância prestará serviço de atendimento a socorro em Vera Cruz. Entra em operação o novo veículo do Corpo de Bombeiros, repassado em dezembro do ano passado. Da marca Mercedez Benz e ano 2000, ele aguardava os consertos necessários para entrar em funcionamento. O anúncio foi feito nesta tarde pelo comandante da corporação vera-cruzense, sargento Flávio Roberto dos Santos. 

    Embora o início das atividades seja na sexta-feira, ainda há uma negociação com o Município de Vera Cruz para a aquisição de cilindros de oxigênio. Segundo Santos, três unidades foram solicitadas. Enquanto o processo de compra não avança, os Bombeiros devem utilizar um equipamento emprestado. Também está sendo viabilizado, junto com o Rotary Club Vera Cruz, parceiro na vinda da ambulância para o Município, a compra de um desfibrilador externo automático. O valor do equipamento fica hoje entre R$ 6 e 8 mil.

    Alento à saúde
    Atualmente, os atendimentos a acidentes de trânsito são realizados pelo SAMU. O órgão continuará sendo referência. A ambulância do Corpo de Bombeiros apenas se deslocará no caso de mais vítimas no mesmo acidente ou quando da impossibilidade do SAMU. A equipe dos Bombeiros já vêm auxiliando, há mais tempo, os profissionais médicos quando o acidente requer resgate de feridos às ferragens, por exemplo. “Nós seremos um apoio”, resume Flávio Roberto dos Santos.

    A aquisição desta ambulância
    Em 5 de dezembro do ano passado, uma ambulância do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul foi repassada à corporação de Vera Cruz. O veículo da marca Mercedes Benz, modelo Sprinter 312 furgão, ano de fabricação 2000, modelo 2001, movido a óleo diesel, foi cedido pelo Rotary Club Santa Cruz do Sul em 2001. A ambulância foi utilizada até 2015 por Santa Cruz, no resgate e transporte para ocorrências de atendimento pré-hospitalar. Após aproximadamente 25 mil atendimentos, a ambulância foi substituída por um veículo novo, este adquirido com recursos do Estado. Ociosa em Santa Cruz, o pelotão vera-cruzense indagou sobre a possibilidade de passá-la para Vera Cruz. Logo, o Rotary Club de Santa Cruz foi consultado para verificar a viabilidade. E permitiu o repasse a Vera Cruz. O Rotary Club Vera Cruz ajudou no intermédio do repasse.