Geral

Balneários vera-cruzenses atraem turistas

Publicado em: 24 de janeiro de 2017 às 09:18 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 11:46
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Proprietários de áreas de lazer têm no período mais quente do ano a fonte de renda

    É verão e as altas temperaturas pedem uma boa sombra e água fresca. A fim de amenizar o calor, muitas pessoas procuram se refugiar no litoral para se refrescar e se divertir com a família. Porém, quando a “grana” está curta ou o contato com a natureza fala mais alto, a sugestão que logo vem à cabeça são as áreas de lazer e balneários. Neste quesito, Vera Cruz está em alta e oferece uma variedade de opções tanto para os munícipes quanto para os turistas, que vêm de cidades da região, entre elas, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Pantano Grande, Venâncio Aires e Cachoeira do Sul. 

    Neste domingo, dia 22, com os termômetros acima dos 30 graus, a alternativa para amenizar o calor foi procurar refúgios naturais. Em Vera Cruz, os pontos turísticos que dispõem de piscinas ou açudes, rios e arroios foram chamariscos para veranistas. 

    É o caso da santa-cruzense Simoní Cardoso Jardim, de 20 anos, que pela primeira vez frequentou o Camping Klinger, localizado em Linha Capão. Ela foi até o espaço acompanhada de alguns primos que já frequentam o local há mais tempo. “Só assim para fugir do calor”,  afirma.

    Quem também aproveitou o banho de piscina ao lado de alguns amigos foi o vera-cruzense Luã Flores e Silva. Além de se refrescar, o jovem topógrafo, de 23 anos, aproveitou para apresentar o turismo local para amigos de Venâncio Aires e Porto Alegre. A escolha por uma área de lazer que dispõe de piscina se deu pela comodidade, assim como limpeza da água. 

    Áreas de lazer também geram renda

    Para conseguir suportar o calor, só mesmo estando em uma sala no ar-condicionado ou desfrutando das áreas de lazer, seja campings, balneários e piscinas. Melhor do que ficar trancado entre quatro paredes é usufruir a beleza da natureza. Neste sentido, não são só os veranistas que comemoram. Os proprietários de áreas de lazer têm no período mais quente do ano a fonte de renda, pois além de fomentar o turismo rural local movimenta a economia.

    Só neste último domingo, dia 22, Egon Klinger recebeu no seu camping pelo menos 700 pessoas. “Este é o melhor dia até agora desde o dia 17 de dezembro, quando abrimos a temporada”, avalia. A comemoração não vem à toa. A “casa cheia” significa lucratividade ao fim do dia, mesmo que o trabalho seja cansativo. “Ficamos contentes porque as pessoas nos procuram pela tranquilidade do lugar e pela organização”, comenta. O lucro arrecadado até o final do dia é bom, mas nada paga o retorno das famílias ao camping, segundo Klinger. Isso é sinal de que a estadia foi boa.

    Quem também comemora o final de semana de movimento é o proprietário do Tobacco Country, Edson Sehn, que revela que cerca de 600 pessoas marcaram presença no camping localizado em Vila Progresso, interior do município. Segundo Sehn, o movimento está bom e deve aumentar nas próximas semanas, já que a previsão é de muito sol e temperaturas elevadas. 

    Confira a matéria completa nas páginas 4 e 5 da edição impressa desta terça-feira do Nosso Jornal.