Política

“Não esperava uma votação tão expressiva, mas agora a responsabilidade e o trabalho vão ser do mesmo tamanho”, diz Rodrigo Rabuske

Publicado em: 23 de novembro de 2020 às 11:13 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 00:04
  • Por
    Milena Bender
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Arquivo/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Contador e professor acadêmico, candidato do PTB foi o quinto vereador mais votado, somando 1.449 votos no pleito municipal

    Trabalho e responsabilidade são duas coisas que caminham ao lado de Rodrigo Rabuske desde muito cedo. Contador e professor de Ciências Contábeis na Faculdade Dom Alberto, o jovem iniciou a trajetória profissional ao lado da família, auxiliando na lavoura de fumo em Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz. Aos 16 anos, após a perda do pai – que trabalhava como caminhoneiro -, teve que assumir os negócios junto com o irmão mais velho.

    A forte ligação com o interior e a atuação voluntária na comunidade, fizeram de Rodrigo um grande líder e o projetaram para a vida política, sendo ele, em sua primeira eleição, o quinto mais votado dos vereadores eleitos no pleito municipal de 2020, com 1.449 votos recebidos, por ele, com muita alegria, orgulho e fruto de um trabalho sério e forte desenvolvido ao longo da campanha. "Nossa caminhada foi toda planejada, observando as dificuldades da pandemia. Apesar de ter sido diferente, com menos visitas, trabalhamos fortemente através das redes sociais, conseguindo chegar aos lares e dialogar com todos os cantos da cidade. Eu tinha uma expectativa de ser eleito, mas sempre com os pés no chão, fazendo um trabalho firme, limpo e honesto, com pessoas que acreditavam no nosso projeto. Não esperava essa votação tão expressiva por não ter um histórico político ou algum familiar no meio, mas foi uma surpresa positiva e agora a responsabilidade e o trabalho vão ser do mesmo tamanho", afirmou.

    Trabalho forte no voluntariado

    Sempre muito envolvido com atividades comunitárias, Rodrigo foi, por mais de uma oportunidade, secretário e tesoureiro da A.E.R Pinheiral, clube de futebol da localidade onde nasceu. Dentro do meio esportivo, também foi secretário da Afasc, liga de futebol amador do município. Ainda, em Pinheiral, atuou como festeiro da comunidade, além de presidir, pela segunda vez, o Conselho de Desenvolvimento do Pinheiral (Codepin).

    Pelo envolvimento com a Afasc, Rodrigo foi convidado por Zé Abreu – presidente da liga e atual vereador – em 2014 para se filiar ao PTB, iniciando assim, uma participação e projeção maior junto à política. Presidiu o PTB Jovem por quatro anos, em 2016 trabalhou na campanha do atual vereador Mathias Bertram e, por um período como assessor na Câmara e em 2018, foi convidado para fazer parte da equipe técnica de captação de recursos do Deputado Marcelo Moraes em Brasília. “Não pensava em um dia concorrer, mas todas essas experiências foram me preparando. Sempre tive um trabalho muito forte no voluntariado e isso acabou me prospectando para dentro da política”, destaca.

    Oposição atenta ao Executivo e o trabalho para os próximos quatro anos

    Um dos vereadores da bancada do PTB, Rodrigo afirmou que o partido, apesar de ser oposição, tem posição e irá fiscalizar o trabalho do Executivo, bem como colaborar em projetos que favorecem a população santa-cruzense. “O PTB tem posição e opinião. Se tiver que discordar, vai ser discordado com argumentação e o que tiver que ser concordado, vamos concordar com a maior alegria, pelo menos da minha parte como vereador. A eleição terminou e, a partir de agora, começa uma construção de uma Santa Cruz que possa evoluir, gerar emprego e renda e aplicar políticas públicas", considerou.

    Ainda, irão pautar o trabalho do vereador eleito no Legislativo, questões como projeto para uma Frente Parlamentar pela desburocratização, para facilitar a vida de quem quer empreender e avaliar como está a prestação de serviços, tornando-os mais ágéis e eficentes, além de apoio e incentivo a projetos sustentáveis, que viabilizem sistemas de utilização de água, produção de energia renovável, compostagem, jardins de chuva, entre outros.