Política

Helena Hermany venceu em 76 dos colégios eleitorais de Santa Cruz

Publicado em: 23 de novembro de 2020 às 20:07 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 00:05
  • Por
    Rafael Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Letícia Dhiel/Portal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Progressista totalizou 24.654 votos, o que representa 32,45%

    A prefeita eleita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), venceu em 76 dos 100 colégios eleitorais do município. A progressista totalizou 24.654 votos, o que representou 32,45%. O mapa da apuração mostra uma ampla cobertura da presença da progressista em toda extensão do território santa-cruzense.

    Mathias Bertram (PTB) ganhou em 20 colégios. Os dois então candidatos juntos somaram, portanto, 96 vitórias. O petebista concentrou as conquistas nas proximidades de Linha Pinheiral, ou seja, em bairros como Linha Santa Cruz e João Alves. Outro dado interessante mostra que os quatro primeiros colocados no pleito municipal deste ano venceram nos locais onde exerceram o direito à cidadania.

    Alex Knak (MDB) teve três vitórias, concentradas nas Escolas Gaspar Bartholomay, Bruno Agnes e Santuário, no Centro e nos Bairros Schultz e Santuário. Já Carlos Eurico Pereira venceu em apenas um colégio que, por sinal, é o mesmo que o próprio candidato votou, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

    No maior colégio eleitoral do município, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde estão localizadas 17 das 300 sessões do município, foi onde Helena Hermany totalizou o maior número de votos, 1.231. A segunda maior soma foi de Alex Knak, 959. Já Bertram registrou a maior votação no segundo maior colégio eleitoral do município. Na Escola Estadual Willy Carlos Frohlich, o Polivalente, com 12 urnas, Mathias registrou 840 votos, no entanto, foi superado pela vencedora do pleito, que registrou 893 votos.

    A menor votação de Helena Hermany foi registrada no Pavilhão da Comunidade Cruzeiro do Sul, no Distrito de Boa Vista. No local, a então candidata registrou 18 votos e foi superada por Mathias Bertram com 54 votos. O petebista por sua vez teve a menor votação registrada na Sociedade Esportiva Cultural Independência, onde apenas quatro eleitores digitaram o 14. Já Alex Knak registrou apenas três votos em dois colégios eleitorais.

    Acesse o site do TSE e confira a pesquisa por seções