SANTA CRUZ

Em recuperação após acidente, Irton Marx lamenta grande furto em sua chácara

Publicado em: 23 de outubro de 2024 às 15:31
  • Por
    Emily Lara
  • Foto: Letícia Dhiel/ Arquivo Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Indivíduos invadiram a residência do político no Bairro Carlota e levaram todos os seus pertences

    O líder separatista e santa-cruzense Irton Marx, de 76 anos, se recupera de um grave acidente na casa de familiares. Em entrevista ao Grupo Arauto, na manhã desta quarta-feira (23), o político lamentou um furto registrado em sua chácara, no Bairro Carlota, em Santa Cruz do Sul, há uma semana.

    De acordo com Marx, indivíduos invadiram sua residência e levaram todos os seus pertences, incluindo roupas, computadores, fotos, botijão de gás e televisão. “Não me deixaram uma camisa […] Levaram dois ternos de origem italiana, jaquetas preciosas, roupas bonitas, fotos que eu tirei de monumentos europeus e norte-americanos. É muito triste, tudo sumiu. É uma dor na alma. Era um tesouro que iria tudo para o livro que estou escrevendo”, lamentou.

    Marx foi vítima de um atropelamento em 31 de agosto, no entrocamento da BR-471 com a Rua Victor Frederico Baumhardt, no Distrito Industrial do município. Segundo o político, ele estava caminhando quando foi atingido por um Renault Clio. “O susto foi grande”, disse.

    O político sofreu fratura da vértebra  da coluna cervical e fraturas na perna esquerda. Ele primeiramente foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santa Cruz, porém, na madrugada de 1º de setembro, foi transferido para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas. “Espero não sofrer sequelas. Ainda estou em atendimento, torcendo para que não aconteça nenhum fato que me torne permanentemente com problemas, mas acredito que não, pois estou me recuperando aos cuidados a minha irmã”, expressou.

    Ex-vereador do município, Marx é líder da causa separatista e fundou o Movimento do Pampa Gaúcho na década de 90, que hoje se denomina República do Rio Grande. É conhecido por todo o Estado e Brasil por ser defensor da independência do Rio Grande do Sul.