Geral

Treinamento do Cartório Eleitoral orienta mesários

23 de setembro de 2016
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jaqueline Gomes/Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Voluntários de Vera Cruz e de Vale do Sol passaram por capacitação com urna e reconhecimento biométrico

    A contagem regressiva para as eleições municipais de 2 de outubro está aberta.Além dos candidatos na corrida para o pleito, a Justiça Eleitoral trabalha nos últimos preparativos para a decisão dos eleitores em frente às urnas. Para tanto, os mesários têm papel fundamental no exercício da democracia e os voluntários de Vera Cruz e de Vale do Sol passaram por treinamento na quinta-feira (22), com a equipe do Cartório Eleitoral da 162ª zona, na qual também estão inseridos os municípios de Santa Cruz do Sul, Passo do Sobrado e Vale Verde.

    Com 57 seções eleitorais em Vera Cruz e 29 em Vale do Sol, serão quase 350 mesários trabalhando nas eleições. As urnas começam a chegar nos municípios na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro. Das Câmaras de Vereadores, os equipamentos serão entregues nas respectivas seções no sábado (1º). A partir das 8 horas de domingo (2), mesários e eleitores entram em ação.

    Vale do Sol teve convocação para todos os votantes passarem pelo recadastramento biométrico. Já Vera Cruz e Santa Cruz do Sul são os únicos municípios da 162ª zona que ainda não passaram pelo processo. Mesmo assim, os eleitores que recentemente fizeram título novo ou alguma adequação já contam com a identificação biométrica. Por isso, esses já usarão o sistema nessas eleições. “Vale do Sol tinha 8.488 eleitores antes da revisão e 670 deles não compareceram.Até o fechamento do cadastro, em maio, alguns vieram e fizeram a revisão biométrica, assim, Vale do do Sol tem hoje 7.952 eleitores”, contabiliza o Chefe do Cartório. 

    Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal Arauto.