Cerca de 50 catadores participaram da sessão e acompanharam os debates
A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou nesta segunda-feira (22), um projeto de lei de autoria do vereador Luizinho Ruas (PTB), que declara de utilidade pública a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Em torno de 50 catadores participaram da sessão e acompanharam os debates.
Segundo Ruas, o reconhecimento oficial de utilidade pública é uma forma do Poder Legislativo e da comunidade santa-cruzense manifestar sua gratidão pelos relevantes e importantes serviços prestados pela Coomcat. “A declaração de utilidade pública abre muitas portas para a entidade, que faz um trabalho essencial dentro da estrutura da nossa cidade. É preciso valorizar isso”, observou.
Além dele, outros vereadores se manifestaram favoráveis ao trabalho realizado pela entidade. A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) foi constituída no ano de 2010, através da luta das catadoras e catadores da Associação Ecológica de Catadores de Materiais Recicláveis (ASECMAR), pelo reconhecimento e valorização do trabalho.
A associação contou com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), organização que busca contribuir par a construção de sociedades justas e sustentáveis a partir da organização social e produtiva dos catadores e suas famílias.
Atualmente, a Coomcat é integrada por 52 associados e atua no Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, na prestação de serviços de logística reversa solidária e gestão da Usina Municipal de Triagem.
Notícias relacionadas

Câmara aprova projeto que autoriza naming rights em Santa Cruz; veja exemplos brasileiros
Uma das principais sugestões é utilizar o mecanismo para financiar melhorias em locais como o Ginásio Poliesportivo Arnão

Prefeitura de Santa Cruz aplica novas penalidades a empresas por descumprimento contratual
Empresas terão três anos de impedimento para firmar novos contratos com o Município

Câmara aprova oito projetos na sessão dessa segunda-feira
Em regime de urgência foi aprovado projeto de lei que abre crédito no montante de R$ 203.535.98 para custear despesas da Secretaria da Saúde

Prefeitura de Venâncio Aires conclui sindicância sobre colchões adquiridos na enchente
Relatório atesta que não houve desvio de materiais nem prejuízo aos cofres públicos