Política

Legislativo aprova projeto e Coomcat agora é utilidade pública

Publicado em: 23 de julho de 2019 às 08:53 Atualizado em: 21 de fevereiro de 2024 às 13:58
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Jacson Miguel Stülp
    compartilhe essa matéria

    Cerca de 50 catadores participaram da sessão e acompanharam os debates

    A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul aprovou nesta segunda-feira (22), um projeto de lei de autoria do vereador Luizinho Ruas (PTB), que declara de utilidade pública a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Em torno de 50 catadores participaram da sessão e acompanharam os debates.

    Segundo Ruas, o reconhecimento oficial de utilidade pública é uma forma do Poder Legislativo e da comunidade santa-cruzense manifestar sua gratidão pelos relevantes e importantes serviços prestados pela Coomcat. “A declaração de utilidade pública abre muitas portas para a entidade, que faz um trabalho essencial dentro da estrutura da nossa cidade. É preciso valorizar isso”, observou.

    Além dele, outros vereadores se manifestaram favoráveis ao trabalho realizado pela entidade. A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) foi constituída no ano de 2010, através da luta das catadoras e catadores da Associação Ecológica de Catadores de Materiais Recicláveis (ASECMAR), pelo reconhecimento e valorização do trabalho. 

    A associação contou com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), organização que busca contribuir par a construção de sociedades justas e sustentáveis a partir da organização social e produtiva dos catadores e suas famílias.

    Atualmente, a Coomcat é integrada por 52 associados e atua no Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, na prestação de serviços de logística reversa solidária e gestão da Usina Municipal de Triagem.