Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta visitou a região neste domingo
O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitou, neste domingo (23), alguns municípios do Vale do Rio Pardo atingidos pela enchente de maio.
Em Sinimbu, Pimenta se reuniu em uma reunião com a prefeita Sandra Backes, onde analisou de perto a situação real do município.

Foto: Emily Lara/Grupo Arauto
A chefe do Executivo Municipal apresentou as principais demandas. Segundo Sandra, Sinimbu enfrenta um grande problema para acessar localidades do interior, pois pontes e estradas foram destruídas com a força da água. Além disso, revelou que 60 casas precisam ser reconstruídas, pois ficaram totalmente irreparáveis.
O comércio e a agricultura foram outros pontos mencionados. “Eu me arrisco a dizer que 98% do nosso comércio foi atingido. Tiveram praticamente perda total. […] 700 famílias do interior foram atingidas. Há áreas que a terra fértil foi embora”, contou.
A prefeita expressou preocupação com a burocracia e pediu agilidade na liberação dos recursos do Governo Federal para conseguir dar segmento aos trabalhos de reconstrução. “Agora as pessoas têm muita pressa, porque a comunidade está sofrendo. O que a gente faz parece um trabalho de formiguinha, por causa do tanto de problemas que estamos sofrendo. […] Estamos em um processo que precisamos urgente reconstruir”, falou.
Paulo Pimenta afirmou que o Governo Federal está trabalhando de forma articulada com as prefeituras e as secretarias, acompanhando o processo de perto para dar o suporte necessário neste momento de reconstrução e garantir a agilidade. “Essa presença é muito importante para a gente ver se efetivamente as coisas que estamos fazendo estão chegando”, disse.

Foto: Emily Lara\Grupo Arauto
O ministro reconheceu a gravidade da situação que Sinimbu enfrenta e recomendou o trabalho conjunto com a Defesa Civil Nacional. “Eu tenho certeza que Sinimbu é uma cidade que vai ter um grande volume de obras. É necessário buscar bastante o apoio da Defesa Civil Nacional para ajudar na parte da engenharia, pois há muitas pontes”, salientou.
Referente a burocracia, Pimenta destacou que junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando para agilizar todos os processos possíveis. “Tem coisas da burocracia que a gente pode resolver, mas há coisas que infelizmente não podemos ignorar”, explicou.

Foto: Emily Lara\Grupo Arauto
Notícias relacionadas

MEI RS Calamidades 2 tem inscrições abertas para atingidos pelas enchentes de 2024
Medida á válida para quem não teve acesso a recursos oriundos do Estado

Trecho da Estrada Velha estará interrompida na próxima semana
Previsão é que o local fique bloqueado até a sexta-feira

RSC-287 é liberada na noite desta sexta-feira em Novo Cabrais
Transbordamento do Arroio Barriga em decorrência das fortes chuvas cobriu o desvio provisório construído

Morador relata alagamentos após obras de revitalização do Calçadão
Durante a madrugada desta sexta-feira, por volta das 4h, o prédio registrou inundações na garagem, saguão e nos primeiros andares