Chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta visitou a região neste domingo
O ministro-chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, visitou, neste domingo (23), alguns municípios do Vale do Rio Pardo atingidos pela enchente de maio.
Em Sinimbu, Pimenta se reuniu em uma reunião com a prefeita Sandra Backes, onde analisou de perto a situação real do município.
A chefe do Executivo Municipal apresentou as principais demandas. Segundo Sandra, Sinimbu enfrenta um grande problema para acessar localidades do interior, pois pontes e estradas foram destruídas com a força da água. Além disso, revelou que 60 casas precisam ser reconstruídas, pois ficaram totalmente irreparáveis.
O comércio e a agricultura foram outros pontos mencionados. “Eu me arrisco a dizer que 98% do nosso comércio foi atingido. Tiveram praticamente perda total. […] 700 famílias do interior foram atingidas. Há áreas que a terra fértil foi embora”, contou.
A prefeita expressou preocupação com a burocracia e pediu agilidade na liberação dos recursos do Governo Federal para conseguir dar segmento aos trabalhos de reconstrução. “Agora as pessoas têm muita pressa, porque a comunidade está sofrendo. O que a gente faz parece um trabalho de formiguinha, por causa do tanto de problemas que estamos sofrendo. […] Estamos em um processo que precisamos urgente reconstruir”, falou.
Paulo Pimenta afirmou que o Governo Federal está trabalhando de forma articulada com as prefeituras e as secretarias, acompanhando o processo de perto para dar o suporte necessário neste momento de reconstrução e garantir a agilidade. “Essa presença é muito importante para a gente ver se efetivamente as coisas que estamos fazendo estão chegando”, disse.
O ministro reconheceu a gravidade da situação que Sinimbu enfrenta e recomendou o trabalho conjunto com a Defesa Civil Nacional. “Eu tenho certeza que Sinimbu é uma cidade que vai ter um grande volume de obras. É necessário buscar bastante o apoio da Defesa Civil Nacional para ajudar na parte da engenharia, pois há muitas pontes”, salientou.
Referente a burocracia, Pimenta destacou que junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva está trabalhando para agilizar todos os processos possíveis. “Tem coisas da burocracia que a gente pode resolver, mas há coisas que infelizmente não podemos ignorar”, explicou.
Notícias relacionadas
Luiz Ricardo Pinho de Moura segue como Coordenador Regional de Educação
Governo do Estado divulgou, nesse sábado, a lista dos candidatos aptos
Gastronomia da Unisc realiza Comida de Rua com pratos da cozinha europeia
A atividade inicia às 17h. Serão servidos pratos da cozinha de países como Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Portugal, Polônia e Suécia
Audiência pública vai debater a regulamentação de cigarros eletrônicos e produtos do tabaco
Solicitação é do presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco, com o objetivo de ampliar o debate
Corede/VRP realiza assembleias da Consulta Popular na próxima semana
Assembleia Regional Ampliada para os 23 municípios está agendada para quinta-feira (14), na sala 101 da Unisc