período perinatal

Santa Cruz terá ação de conscientização sobre saúde mental materna neste sábado

Publicado em: 23 de maio de 2025 às 12:30
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: FREEPIK/Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Campanha Maio Furta-Cor busca sensibilizar a sociedade sobre desafios emocionais enfrentados por mulheres durante e após a gestação

    Santa Cruz do Sul recebe, ao longo do mês, uma série de atividades promovidas pela campanha Maio Furta-Cor, voltada à conscientização sobre a saúde mental materna. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade sobre os desafios emocionais enfrentados por mulheres durante e após a gestação.

    Segundo a psicóloga perinatal Cássia Reckziegel, a campanha reconhece o período perinatal como uma fase de alta vulnerabilidade emocional. A proposta é quebrar o tabu em torno do sofrimento psíquico materno, frequentemente invisibilizado por uma visão romantizada da maternidade. “É um momento que muitas mulheres podem desenvolver questões emocionais, transtornos mentais e, na maioria das vezes, há um tabu em relação a isso, porque justamente se tem esse olhar de que o maternar, esse momento em que a mulher está é muito bonito, de muita felicidade e que nem sempre, na realidade, isso pode acontecer“, explica.

    O movimento também chama a atenção para o fato de que muitas mães enfrentam solidão, mesmo cercadas por rede de apoio. “Esse olhar para a mulher, depois que o bebê nasce, ele vai sendo invisibilizado. Quando ela está grávida, tem todo um cuidado, uma preocupação, se pergunta como ela está. Mas depois que ela ganha o bebê, às vezes isso vai sendo esquecido, e quem ganha esse olhar e atenção, que é importante, vai sendo a criança, e a mulher vai ficando de lado, assim, invisibilizada”, aponta.

    Entre as ações do Maio Furta-Cor, estão lives temáticas no perfil do Instagram @ondafurtacor_santacruz, rodas de conversa presenciais, debates sobre políticas públicas e um evento ao ar livre neste sábado (24). A atividade ocorre na Praça da Bandeira, a partir das 14h, com momentos de escuta e acolhimento, e práticas de autocuidado para as mulheres. Também será realizada uma feira com mais de 30 mães empreendedoras, que terão espaço para expor e vender seus produtos.