RIO GRANDE DO SUL

Relação com cidades alemãs pode render benefícios e investimentos para a região

Publicado em: 23 de maio de 2025 às 15:00
  • Por
    Mônica da Cruz
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    Assunto foi debatido durante encontro promovido no Coworking Cultural em Santa Cruz

    Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (23), em Santa Cruz do Sul, debateu as ações realizadas para celebrar o bicentenário da imigração alemã no Rio Grande do Sul. O encontro contou com a participação do presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado, Rafael Gessinger.

    Ao falar com a reportagem da Arauto News 89,9 FM, Gessinger que também é Subsecretário da Justiça e Integridade Institucional, destacou que o Rio Grande do Sul já possui uma relação de proximidade com dois estados da Alemanha, Rheinland-Pfalz, o estado da Renânia-Palatinado, e de Hessen. Diante disso, o objetivo da comissão do bicentenário e de autoridades é expandir este contato e buscar a realização de parcerias.

    No âmbito comercial, segundo o subsecretário, a agência da captação de investimentos, a InvestRS, já está em contato com Hessen Trade and Invest, que é o irmão do estado de Hessen. “Então, a gente está fazendo com que a participação, por exemplo, nas feiras, na feira de Hannover de 2026, que vai ter o Brasil pela primeira vez como parceiro institucional, sejam bem aproveitadas”, ponderou.

    Em relação ao lado econômico, Gessinger informou que há avanços, mas em outras áreas está sendo buscada ações de cooperação técnica. “Já foi iniciado um planejamento para propor parcerias no que diz respeito a arquivo público, preservação de documentos, preservação de patrimônio, digitalização de documentos. Do lado alemão, eles têm também os seus interesses e as suas pretensões. Eles, por exemplo, passam por uma crise muito grande em mão de obra qualificada em certas áreas”, revelou.

    Diante disso, o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Estado, apontou que este seria um caminho para fortalecer os laços, uma vez que o Rio Grande do Sul tem jovens, profissionais e estudantes que poderiam auxiliar através de intercâmbios culturais. “Tudo isso está aberto. E, de novo, contando sempre com o apoio das autoridades, sejam alemães, sejam aqui, do Rio Grande do Sul e das autoridades municipais também.”