alerta na saúde

Secretaria de Saúde reforça atendimento e vacinação diante do aumento de casos gripais em Santa Cruz

Publicado em: 23 de maio de 2025 às 07:00
  • Por
    Kássia Machado
  • Foto: Tony Winston/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Demanda aumentou no PA do HSC e no Cemai, especialmente no fim do dia; rede municipal de saúde orienta pais a manterem a vacinação em dia

    Com a chegada das temperaturas mais baixas na região, os casos de sintomas gripais têm aumentado. Em Santa Cruz do Sul, a crescente procura por atendimentos médicos tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde, especialmente no que se refere ao público infantil.

    Conforme o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Rabuske, o Pronto Atendimento (PA) do Hospital Santa Cruz (HSC) e o Centro Especializado de Atendimento Materno Infantil (Cemai) registraram um aumento significativo no número de pacientes. “Isso se deve, claro, ao período em que estamos vivendo e também ao número crescente de casos confirmados de influenza. Tivemos muitas crianças diagnosticadas. Toda a equipe das unidades está mobilizada e trabalhando intensamente para atender essa demanda”, afirmou em entrevista à Arauto News 89,9 FM.

    O secretário destacou ainda que a maior parte da procura por atendimento se concentra em horários específicos, o que impacta no tempo de espera nas unidades. “Principalmente no final do dia. Eu sei disso porque também sou pai. A gente busca as crianças na escola por volta das 17h30mim/18h, e se percebe que estão com sintomas como resfriado ou tosse, antes de ir para casa, muita gente já procura atendimento no Cemai”, relatou. Rabuske também aproveitou para reforçar o apelo à população quanto à importância da vacinação contra a gripe, que está disponível em todas as unidades de saúde do município.

    A rede municipal de saúde de Santa Cruz do Sul conta com mais de 30 unidades básicas de saúde (UBSs e ESFs), além de seis unidades de plantão, incluindo o PA, a UPA do bairro Esmeralda, o Hospitalzinho, o Cemai e a unidade de Monte Alverne.

    Leia também