Material foi encaminhado para análise laboratorial
A suspeita de febre amarela em um bugio encontrado morto em Venâncio Aires deixa a prefeitura em alerta. O caso aconteceu em Linha Castelhano, interior do município. Uma equipe técnica esteve nesta quinta-feira (22) na localidade para fazer a coleta de material, após ser informada sobre a situação por um morador. O item foi encaminhado para análise laboratorial, e a previsão é de que o resultado do exame chegue em duas ou três semanas.
Conforme a coordenadora do setor epidemiológico, Carla Lili Müller, a situação acende alerta aos profissionais. A febre amarela é provocada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido por mosquitos pertencentes às espécies Aedes, principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a dengue e a chikungunya, e Haemogogus. Dessa forma, o setor reforça a importância das pessoas comunicarem sobre a morte de bugios ou da suspeita de que algum esteja doente.
Assim como o ser humano, o bugio não transmite a doença, mas normalmente são considerados "um termômetro" da febre amarela por serem as primeiras vítimas quando o vírus está presente.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade