Região

Imóveis rurais devem pedir isenção de IPTU

Publicado em: 23 de abril de 2018 às 18:08 Atualizado em: 20 de fevereiro de 2024 às 09:01
  • Por
    Kethlin Nadine Meurer
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Vera Cruz
  • Foto: Assessoria da Prefeitura de Vera Cryz/ Josiléri Linke Cidade/ Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Propriedades comprovadamente utilizadas para atividades agrícolas podem ficar fora da cobrança

    Proprietários de áreas localizadas no limite do perímetro urbano de Vera Cruz destinadas à produção rural devem pedir isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, válida ainda para 2018. A zona urbana foi ampliada pelas Leis 3.710, de 2012, e 4.507, de 2017. No entanto, as propriedades comprovadamente utilizadas para atividades agrícolas podem ficar fora da cobrança, efetuada a partir deste ano.

    Para pedir a isenção, os donos de imóveis no Rincão da Serra e no Bairro Maria Rosália Pauli devem procurar o Setor de Cadastros do Município de Vera Cruz munidos de declaração do Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR do exercício 2017 e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) quitado, Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) matrícula atualizada do imóvel, vinculada ao talão de produtor rural, e também o talão.

    Segundo o secretário de Planejamento e Finanças, Marcos Ivan dos Santos, a isenção também pode ser solicitada por proprietários de áreas que já faziam parte do perímetro urbano ou propriedades que tenham incorporado a produção rural recentemente. O pedido de isenção dever ser feito apenas uma vez e não inclui taxas, como por exemplo a de coleta de lixo.