Geral

Cutelaria ganha espaço na Expoagro e atrai interessados na fabricação de facas especiais

Publicado em: 23 de março de 2023 às 19:34 Atualizado em: 13 de março de 2024 às 16:28
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Milena Mueller/Grupo Arauto
    compartilhe essa matéria

    No Pavilhão da Agricultura Familiar, o cuteleiro Gustavo Bohn ganha destaque

    A fabricação de facas é um ofício muito antigo e surgiu há milhares de anos. A cutelaria é considerada, por muitos, uma arte e está presente na edição deste ano na Expoagro Afubra, em Rio Pardo. No Pavilhão da Agricultura Familiar, a Cutelaria G'Bohn atrai interessados na produção de itens personalizados e únicos.

    Gustavo Bohn explicou que cada faca recebe atenção especial. Enquanto uma peça simples pode levar dois dias para ficar pronta, as mais elaboradas demandam ainda mais tempo, dependendo do projeto e dos materiais utilizados. “A maioria preza por um design bonito e a qualidade do fio”, falou.

    O cuteleiro passou a fabricar facas artesanais em 2015. Depois que ficou admirado com a qualidade e com o valor das peças, ele montou a própria oficina e não parou mais. “Meu negócio começou por eu comprar uma faca e ela não cortar como eu queria. Pesquisei, resolvi fazer a minha, e deu certo. Postei no Facebook e recebi um pedido. Já vendi mais de 2,5 mil facas”, destacou.

    Ele faz sozinho todo o processo de fabricação, que inicia com a forja da lâmina. O valor dos produtos varia de R$ 130 a R$ 300 reais. “Depende do cabo e do material usado, como ouro e prata”, lembrou. Cada peça é exclusiva e encanta quem aprecia um objeto produzido com capricho e que também oferece um bom corte.