Decretos municipais suspenderam uma série de serviços
Em função dos decretos municipais que vigoram na região, enquanto alguns serviços foram mantidos, outros seguem sem funcionar.
Confira a seguir o que abre e o que fecha nos municípios de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul e Vera Cruz durante esse período em que as cidades estão mobilizadas para evitar a disseminação do coronavírus:
VENÂNCIO AIRES
- Parque do Chimarrão – Para evitar a circulação e a aglomeração de pessoas por conta do Covid-19, a diretoria do Parque do Chimarrão anunciou o fechamento do local desde a sexta-feira (20).
- Estabelecimentos e centros comerciais, prestação de serviços: fechados.
-
Abertos: farmácias e distribuidoras de medicamentos, clínicas de atendimento na área da saúde, lotéricas, mercados e supermercados, restaurantes, padarias, lancherias, postos de combustíveis, agropecuárias, veterinárias, bancos, instituições financeiras, feiras rurais e outros.
- Comércio – Fechado a partir desta segunda-feira (23). O fechamento vai ocorrer por tempo indeterminado e a orientação é que permaneçam abertos apenas os serviços essenciais à população.
- Bares: fechados.
Bancos em todos os municípios: A Febraban e seus bancos associados asseguram que as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos. Cumprindo orientação do Banco Central para enfrentar as dificuldades trazidas pela pandemia de coronavírus, os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes são informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. Quanto ao Banrisul: A partir de terça-feira (24), o atendimento presencial aos clientes na rede de agências do Banrisul deverá ser previamente agendado, inclusive os serviços feitos no caixa convencional. Saiba como agendar a visita clicando aqui. Quanto ao Sicredi: As agências da Sicredi Vale do Rio Pardo funcionarão com horário especial de atendimento aos associados a partir de 60 anos e também aqueles pertencentes aos grupos de risco, das 9h às 10h.
Leia também: Governo modifica novamente regras para postos de combustíveis
Veja ainda: Supermercados devem estipular horário exclusivo para atender idosos
SANTA CRUZ
- Lotéricas: Abertas.
- Comércio: A partir desta segunda-feira portas devem ficar fechadas e atendimento somente deve ocorrer mediante agendamento.
- Transporte: segue funcionando. Prefeitura de Santa Cruz ainda nao autorizou redução das linhas de ônibus.
- Restaurantes: Fica permitido, no caso de restaurante, ocupação de até 50% daquilo que tem de aprovação no PPCI.
- Igrejas: Ficam suspensos os encontros em igrejas, independentemente do número de pessoas;
- Seguem fechados: lojas, casas de Festas, casas de recreação infantil, casas noturnas, pubs, bares noturnos, academias, teatros, museus, centros culturais, bibliotecas, cinemas, instituições educacionais privadas, escolas de línguas, lojas de shoppings, salões de beleza, cabeleireiros e barbearias.
- Seguem abertos: farmácias; clínicas de atendimento na área da saúde e veterinárias; mercados e supermercados; restaurantes, padarias e lancherias; postos de combustíveis; agropecuárias e demais estabelecimentos de venda de produtos animais; bancos e instituições financeiras; feiras rurais IX-Industrias que produzem gêneros alimentícios; distribuidoras de medicamentos; transportadoras que transportam alimentos, insumos e medicamentos; praças de alimentação de Centros Comerciais e Shoppings.
- Leia também: Veja como ficarão os serviços nas repartições de Santa Cruz
VERA CRUZ
- Estabelecimentos e centros comerciais, prestação de serviços: fechados.
- Abertos: farmácias e distribuidoras de medicamentos, clínicas de atendimento na área da saúde, lotéricas, mercados e supermercados, restaurantes, padarias, lancherias, postos de combustíveis, agropecuárias, veterinárias, bancos, instituições financeiras, feiras rurais e outros.
- Feiras de abastecimento ao público devem continuar, desde que de forma a não gerarem aglomeração e ao ar livre.
- O transporte adotará medidas de higienização e ventilação e veículos, abrindo janelas e medidas já decretadas no decreto do governo do Estado.
- Toque de recolher: Prefeito Guido Hoff anunciou uma série de medidas que estão sendo tomadas em Vera Cruz, para o combate e a prevenção ao coronavírus. Entre elas, a determinação de toque de recolher, a partir das 20 horas desta segunda-feira (23). Segundo o chefe do Executivo, o decreto de calamidade pública será retificado hoje, determinando: fechamento de bares, lancherias e canchas de bocha, bem como o toque de recolher. “Mas a partir deste momento, a ordem deverá ser cumprida e a Brigada Militar está orientada a fazer a cumprir”, ponderou.
Notícias relacionadas
Governador assinará ordem de início da duplicação da RSC-287 em Santa Cruz
O ato será realizado no trevo do Fritz e Frida nesta quarta-feira
Meetup em preparação ao South Summit Brazil discute as estratégias para o evento em 2025
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira
FOTOS: desfile temático marca o Dia de Todos os Santos em Santa Cruz
Segundo o padre Rodrigo Hillesheim, o objetivo do Holywins é aproximar crianças dos santos
Vale do Sol promove Fórum Regional de Saúde Mental
Rodas de conversa e oficinas abordarão temas como a saúde mental do idoso, saúde do trabalhador, e a relação de gênero e sexualidade