Geral

Expectativa é de melhora no preço do leite

Publicado em: 23 de fevereiro de 2018 às 14:38 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 19:57
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    Produtores esperam que com a chegada do inverno o leite seja mais valorizado

    Um serviço diário, com hora marcada e sem férias. Quem produz leite sabe do compromisso com o rebanho, a ordenha e comercialização. E quando o preço não satisfaz, o que fazer? A baixa valorização inquieta os agricultores, fez alguns até desistirem da cultura que chegou como uma alternativa à diversificação rural. Nos últimos quatros anos, Vera Cruz teve queda no número de criadores de vacas leiteiras. Caiu de 42 para 38. Reduziu também o número de animais: de 620 para 575. Em compensação, o montante de leite comercializado subiu. Em 2013 era 1,7 milhão de litros de leite por ano. No ano passado, o número passou para 2,8 milhões. Mas como que com menos vacas e menos produtores a comercialização aumentou? O técnico da Emater Edimar Segatto explica que a entidade trabalha para que os produtores tenham qualidade no rebanho e no alimento a estes animais, o que faz aumentar a produção.

    Porém, nem sempre o período é de bonança. Em épocas do ano, a estiagem aperta e a pastagem pode ser escassa. Por enquanto, segundo Segatto, não há preocupação com falta de trato aos bovinos. “Sei de produtores que até estão roçando as pastagens, sinal de que tem alimento”, explica ele.

    PREÇO HOJE

    O preço médio do litro de leite pago ao produtor hoje está em R$ 0,92, cerca de 20% a menos do valor pago em meados no ano passado, quando o produtor estava sendo bem valorizado e chegava a receber, em média, R$ 1,20. A expectativa é que com a proximidade do inverno, o produto seja mais valorizado. Enquanto isso, a rotina diária com as vacas leiteiras é certa. Produção e produção.