Órgão de segurança estão no local; inicialmente, 15 pessoas feridas foram socorridas
Um avião bimotor de pequeno porte caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado, na manhã deste domingo (22). Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Defesa Civil e Polícia Civil estão no local.
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar de Gramado, cerca de 52 pessoas estão envolvidas no resgate e controle de focos de incêndio.
Até este momento, 15 pessoas feridas foram resgatadas e encaminhadas ao Hospital de Gramado. Não há informações sobre vítimas fatais.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, a aeronave saiu de Canela e seguiria para São Paulo. A suspeita é que por conta da baixa visibilidade, ele tenha tentado retornar ao aeroporto e neste momento colidiu contra a chaminé de uma loja, depois no segundo andar de uma casa, em seguida o avião atingiu uma loja de móveis que estava vazia e os destroços atingiram um hotel ao lado.
O proprietário da residência estava no primeiro andar e não ficou ferido. A princípio a estrutura do hotel não está comprometida, mas foi fortemente atingido pelos incêndios.
Cerca de 15 pessoas, que estavam na pousada, foram resgatadas e encaminhadas ao Hospital de Gramado. Duas delas estariam com queimaduras. Outras tossindo por conta da intoxicação da fumaça.
Corpo de Bombeiros ainda tenta estimar quantas pessoas estavam no hotel no momento. A Defesa Civil Nacional emitiu um comunicado, dizendo que, preliminarmente, dez pessoas estavam na aeronave.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, usou o X (antigo Twitter) para se manifestar sobre a situação.
Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 22, 2024
O vice-governador, Gabriel Souza, também se pronunciou.
Grave acidente com queda de avião no meio urbano de Gramado. Bombeiros já trabalham na área, estamos acompanhando a situação com todas as forças de segurança do @governo_rs.
— Gabriel Souza (@GabrielSouza_RS) December 22, 2024
O Governo Federal, através do ministro Paulo Pimenta, está acompanhando a situação. “Acabo de receber a notícia da queda de um avião em Gramado. Estou acompanhando de perto os desdobramentos do acidente junto a autoridades locais. Envio minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desta tragédia que acontece no nosso estado”, disse o ministro em redes sociais.
Notícias relacionadas
Empresário Luiz Galeazzi e nove familiares morreram em acidente com avião em Gramado
Ele era o piloto da aeronave, que saiu de Canela e seguiria para São Paulo
FAB e Infraero se manifestam sobre queda de avião em Gramado
Aeronave de pequeno porte saiu de Canela na manhã deste domingo
Queda de avião em Gramado: 14 pessoas ficaram feridas, conforme governador
Ainda não há informações sobre vítimas fatais, uma vez que órgãos policiais não conseguiram acessar a aeronave
Homem é preso pela Brigada Militar após roubar moto em Santa Cruz
Indivíduo fugiu para Candelária e foi detido pelos agentes do município