Pesquisa avalia anualmente desempenho de alunos do ensino fundamental e médio
“Venâncio Aires obteve uma significativa evolução nos resultados. Saímos da posição 68° para 54° e estamos com o melhor índice Imers entre os municípios acima de 50 mil habitantes do RS”. A avaliação é do secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique com relação aos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers).
O Saers é uma avaliação anual para medir o desempenho dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. A intenção da avaliação é fornecer evidências sobre a educação pública, para subsidiar ações pedagógicas e de gestão, e melhorar a qualidade da educação básica. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.
Os dados do Saers, anunciados nesta semana pelo vice-governador em exercício, Gabriel Souza, são referentes a avaliações realizadas em 2023 e colocam a educação municipal da Capital do Chimarrão em primeiro lugar entre os 23 municípios do Vale do Rio Pardo e em segundo lugar no Vale do Taquari, depois do município de Santa Clara do Sul.
“Nosso maior crescimento foi na alfabetização e anos finais do Ensino Fundamental, fruto de um trabalho realizado na rede municipal, como a mudança no formato do Fórum de Educação, investimentos na informatização da rede, a ênfase na pesquisa e na inovação, e um trabalho mais próximo com as direções e supervisões escolares”, afirma o secretário.
Abrangendo os 497 municípios do Rio Grande do Sul, nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), a avaliação do Saers é feita a partir de testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática e Questionários contextuais – perfil escola, diretor, professor, estudante. A média estadual da qualidade da educação, identificado através do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers), ficou em 63,44.
Venâncio Aires superou essa avaliação e obteve 74,94, sendo que no ano base anterior (2022) a nota era 70,27, com taxa de aprovação total no Ensino Fundamental de 94,90 (em 2022, era de 92,20).
As avaliações do Ensino Fundamental acontecem nas etapas: Alfabetização, Anos Iniciais e Anos Finais. Na etapa Alfabetização, comparando os dados de 2022 e 2023, o município aumentou de 71,64 (no ano de 2022) para 80,01 (no ano de 2023); nos Anos Iniciais, manteve a mesma avaliação de 73,27 nos dois comparativos e nos Anos Finais, sobe de 44,97 (no ano de 2022) para 52,35 (no ano de 2023). Nesta quinta-feira (21) iniciaram a aplicações das provas do sistema de 2024 que serão divulgados no próximo ano.
Notícias relacionadas
Hospital Santa Cruz promove palestras sobre manejo da dor
A atividade será realizada no auditório do Curso de Medicina
Enart promove ação solidária e arrecada quatro mil brinquedos para crianças carentes
Durante o evento, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) angariou brinquedos novos que serão doados na Festa de Natal do Município
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Novembro de 2024
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ QUARTO Congresso Estadual das Academias de Letras inicia HOJE em Santa Cruz. ➡️ Incidência de sinistros em estufas de tabaco são motivos de alerta na atual safra. ➡️ Santa Cruz sedia segunda…
Prefeitura de Venâncio Aires e CTG Chaleira Preta assinam termo de fomento
Montante vai ser utilizado no projeto Raízes Gaúchas: Fortalecendo Tradições, Aprimorando Culturas