Geral

Região se destaca na 1ª Mostra Científica Estadual

Publicado em: 22 de novembro de 2023 às 17:45 Atualizado em: 06 de março de 2024 às 17:20
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Seduc/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Evento, realizado em Porto Alegre, fortalece o protagonismo estudantil por meio da criatividade e do empreendedorismo

    A Secretaria Estadual da Educação (Seduc/RS) destacou, na tarde dessa terça-feira (21), os projetos de maior relevância social participantes da I Mostra Científica 2023. Com a temática “Sustentabilidade e Tecnologia para Transformar”, o evento, realizado na sede Unisinos de Porto Alegre, fortalece o protagonismo estudantil por meio da criatividade e do empreendedorismo. Para a culminância na Mostra, foram organizadas 30 outros eventos regionais, um em cada Coordenadoria Regional de Educação, a fim de selecionar apenas um trabalho de cada nível para participar do Mostra na capital. “Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas das escolas a partir da integração de diversas áreas do conhecimento, o que potencializa o protagonismo estudantil”, destaca o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura.

    • Na VI edição da Mostra Regional de Projetos, organizada pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação, os trabalhos destaques em cada nível foram:
    • Ensino Fundamental I: Projeto Brotos da Esperança: Eu sou a sementinha que você planta, da EEEF Adolfo Mânica, de Boqueirão do Leão;
    • Ensino Fundamental II: Projeto Bola na Rede, da EEEF Sagrada Família, de Santa Cruz do Sul;
    • Ensino Médio: Projeto IncluiTech, EEEM Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul.

    Estes projetos se fizeram presentes na Mostra Estadual e enalteceram as atividades desenvolvidas e vivenciadas em suas escolas e na 6ª CRE.

    I Mostra Científica 2023

    A Mostra Científica contempla estudantes de três categorias: Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), Ensino Fundamental 2 (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos).

    LEIA TAMBÉM: Inscrições na Lei Paulo Gustavo podem ser feitas até segunda-feira

    Depois de visitar e analisar os 90 trabalhos expostos, a representante da Seduc/RS, Letícia Grigoletto, anunciou os destaques que consagraram as medalhas de ouro:

    • Ensino Fundamental I: ProjetoEcobrinqs, EEEF Barão de Cêrro Largo – 18ª CRE;
    • Ensino Fundamental II: Projeto Bola na Rede, da EEEF Sagrada Família – 6ª CRE;
    • Ensino Médio: Projeto IncluiTech, EEEM Santa Cruz – 6ª CRE.

    Conforme a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, a Mostra Científica é uma grande oportunidade para que os estudantes mostrem o seu potencial: “Tivemos a presença de 90 equipes de alunos e professores de escolas estaduais de diversas regiões do Estado que totalizam cerca de 270 pessoas envolvidas. Este é um momento único onde florescem todo o talento, a criatividade, o pioneirismo e protagonismo de nossas crianças e jovens da Rede Estadual. Estou orgulhosa com cada um dos trabalhos e quero parabenizar pelos excelentes projetos de extrema relevância para solucionar demandas da sociedade”, destaca.

    Os estudantes foram estimulados a buscar soluções para os problemas reais das escolas e das comunidades através da integração de diversas áreas do conhecimento: linguagem e suas tecnologias, matemática, ciências da natureza e ciências humanas e sociais aplicadas.

    VEJA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O coordenador Luiz Ricardo salienta que na 6º CRE a Mostra de Projetos já está bem estruturada. “Estamos na 6ª edição, uma culminância das atividades de capacitação docente e mostra de trabalhos que teve início em 2015, idealizada pelo setor pedagógico e coordenada pelas assessoras: Graziela Maria Lazzari, Mariluci Prestes Moraes Trinks e Margaret Carvalho. É uma oportunidade de salientar as potencialidades de cada escola e de contextualizar e compartilhar além dela”, disse.