11 de março é a data limite para o cadastro da biometria
Faltando pouco mais de três meses para o fim do processo de recadastramento biométrico, 38,6% dos eleitores de Santa Cruz do Sul não regularizaram a situação junto ao Cartório Eleitoral. Dos 102.715 eleitores, 63.048 ainda não realizaram o processo que é necessário para votar nas eleições municipais de 2020. O chefe da 40ª Zona Eleitoral, Jaime Melchiona, ressalta que sem a regularização, os títulos serão cancelados.
No Estado, mais 68% da população já procurou o órgão para realizar o recadastramento, que se estende até o dia 11 de março de 2020. O cancelamento do título, além de impedir que os eleitores exerçam o direito ao voto, também tira outros direito como, por exemplo, a participação em concursos públicos.
Ainda segundo o chefe da 40ª Zona Eleitoral, a procura está abaixo do esperado. “Em média por dia são atendidas 180 pessoas, mas poderíamos atender entre 250 e 300 pessoas”, disse. Segundo ele, inicialmente foi implementado um calendário para recadastramento levando em conta a os locais de votação, mas neste momento estão sendo atendidas todas as pessoas que procuram pelo serviço.
Desde outubro de 2015 o eleitor gaúcho que procura a Justiça Eleitoral para fazer o alistamento, revisar dados ou mudar de domicílio, tem os dados biométricos coletados. Até as eleições de 2018 o processo havia sido concluído em 426, dos 497 municípios do Estado. Para o processo de 2020 outros 50 municípios foram elencados para o processo, entre eles Santa Cruz do Sul. Em outros 21 municípios, incluindo Porto Alegre, o eleitor já pode fazer a biometria, mas o prazo final é março 2022.
Endereço: o Cartório Eleitoral, em Santa Cruz, fica localizado na rua Ernesto Alves, 760. O atendimento começa às 12h
Notícias relacionadas

Legislativo de Candelária discute projeto para alertar sobre violência doméstica nas escolas
Vereador Márcio Bataioli fez a indicação “Maria da Penha presente na escola"

Após novo acidente, pedido por redutor de velocidade volta à pauta em Santa Cruz
Demanda é na Rua Barão do Arroio Grande, nas proximidades do número 1780

“Santa Cruz do Sul merece essa maturidade política”, salienta Helena Hermany em inauguração do viaduto
Ex-prefeita participou da inauguração do complexo a convite do prefeito Sérgio Moraes

Câmara aprova projeto que autoriza naming rights em Santa Cruz; veja exemplos brasileiros
Uma das principais sugestões é utilizar o mecanismo para financiar melhorias em locais como o Ginásio Poliesportivo Arnão