Geral

Exposição na Catedral São João Batista integra programação cultural da 33ª Oktoberfest

Publicado em: 22 de setembro de 2017 às 14:00 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 16:06
  • Por
    Luiza Adorna
  • Fonte
    Four Comunicação
  • Foto: PortalArauto/LuizaAdorna
    compartilhe essa matéria

    A ação ocorre no saguão da catedral até o fim do ano

    Com abertura neste domingo (24), às 16 horas, a exposição Catedral São João Batista Um Marco de Fé, História e Arquitetura conta a trajetória do símbolo religioso e arquitetônico de Santa Cruz do Sul. A ação, que ocorre no saguão da catedral até o fim do ano, é parte integrante do livro que leva o mesmo nome, do arquiteto e professor Ronaldo Wink. Durante a 33ª Oktoberfest, que ocorre de 4 a 15 de outubro, a exibição fará parte da programação cultural do evento, que nesta edição tem como tema Tradição, Cultura e Fé. “É uma grande alegria poder retomar um trabalho tão relevante justamente quando a fé faz parte do tema da nossa festa”, destaca o coordenador de Cultura da 33ª Oktoberfest, Mártin Brackmann Goldmeyer.

    O arquiteto responsável pela mostra explica que, tal qual o livro, a exposição apresenta quatro partes: a história da primeira igreja católica da povoação de Santa Cruz do Sul; painéis que descrevem os preparativos e escolha de projeto para a nova edificação; a construção propriamente dita; e o processo de restauração do templo, que ocorreu na década de 1990 e início dos anos 2000. “O livro surgiu após minuciosa pesquisa realizada nos arquivos da Mitra Diocesana ao longo de três anos, resultando no resgate de uma das mais envolventes histórias da cidade e região”, destaca Wink.   

    Conforme Ronaldo Wink, a Catedral São João Batista expressa, como nenhuma edificação, o espírito empreendedor e a fé da população local. “Sua materialização é também um testemunho do arrojo tecnológico e da pujança econômica, alcançados por sua gente, em uma trajetória iniciada ainda no século 19 com a chegada dos primeiros imigrantes alemães à região”, completa. A exposição é uma promoção da Coordenação de Cultura da 33ª Oktoberfest, Paróquia São João Batista e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com patrocínio da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e Souza Cruz.