Trabalho está sendo feito com recursos do Governo do Estado e contrapartida municipal
Produtores rurais de Santa Cruz do Sul poderão contar com novos açudes para o próximo verão em suas propriedades. A iniciativa foi viabilizada pelo programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural/Eixo Estratégico Irriga + RS.
Ao todo, 12 propriedades em Linha Travessa, Linha Araçá, Cerro Alegre Baixo, 4ª Linha Nova Alta, Boa Vista, Linha João Alves, São José da Reserva e Paredão serão beneficiadas. O programa conta com investimento do Governo do Estado de R$ 124.936,80 e contrapartida da Administração Municipal de R$ 5.622,24.
A execução do trabalho está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) em parceria com a Emater. Cada um dos produtores inscritos terá acesso a 24 horas/máquina de trabalho, contratadas pela secretaria através de registro de preço.
Até o momento, dois açudes já foram concluídos, em São José da Reserva. O trabalho deve ser finalizado em sessenta dias, conforme a Seagri. Conforme o titular da pasta, secretário Décio Hochscheidt, a iniciativa é fundamental para os períodos de estiagem. “Reservar água, com certeza, será de grande importância em caso de uma nova seca. Assim, os agricultores terão água à disposição para o uso em suas propriedades”, enfatizou.
Notícias relacionadas
Programa Novos Rurais está com inscrições abertas até domingo
As aulas iniciam na segunda-feira (16), de forma online e gratuitas. Programa é destinado a jovens entre 18 e 29 anos, residentes nos municípios atendidos pelo Cisvale
Seminário de Irrigação, em Rio Pardo, destaca experiências de agricultores da região
Evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Emater/RS-Ascar e Afubra
Instituto Crescer Legal forma mais de 100 jovens em gestão rural e empreendedorismo
A solenidade ocorreu no Centro Comunitário Paróquia Ressurreição, em Santa Cruz do Sul
Produção de grãos no país pode chegar a 322,4 milhões de toneladas na safra 2024/25
Para o Rio Grande do Sul, Conab prevê uma safra recorde de 38,29 milhões de toneladas