Provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de outubro
Estão abertas a partir desta segunda-feira (22) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2024. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de outubro.
Os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem indicar, até 2 de agosto as unidades que aplicarão o exame, bem como seu responsável pedagógico, a quem caberá fazer as inscrições dos candidatos, por meio do Sistema Encceja. O prazo se encerrará em 9 de agosto.
“No momento da inscrição, será necessário indicar quais provas o participante irá realizar e, se for o caso, solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social. As indicações deverão ser formalizadas por ofício, firmando a adesão da instituição ao exame junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O documento deverá ser enviado por e-mail, com o assunto da mensagem Adesão Encceja Nacional PPL 2024”, informou o Inep.
O exame terá quatro provas objetivas, por nível de ensino, nas seguintes áreas do conhecimento: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, e redação; ciências humanas e suas tecnologias.
Encceja
O Encceja foi criado com o objetivo de ajudar jovens e adultos a retomarem a trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada.
Segundo o Inep, as provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. “As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
O exame é também utilizado como referência nacional para a avaliação de jovens e adultos. Ele serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Leia também
Notícias relacionadas
Secretaria da Saúde lança Boletim Epidemiológico do Câncer de Mama no RS
Estado apresentou 5.038 casos novos ao longo do último ano
Secretaria de Obras de Santa Cruz finaliza asfaltamento na Rua Vasco da Gama
Trabalhos foram realizados no Bairro Bom Jesus
Dinheiro no cofrinho
Estimular as crianças a serem conscientes em relação ao dinheiro é ensinamento que vem de casa, é reforçado na escola e lição para a vida!
Por Daiana Theisen
“A gente levanta com desejo de levar felicidade a quem entra na loja”, revela o gerente da DRSul Nissan Santa Cruz
À frente da remodelada loja que atende a todo Vale do Rio Pardo está um jovem líder, Jone Uptmoor, que fala dos queridinhos da marca