DESPEDIDA

Falece Carmo Gregory, regente do Coral Municipal de Vera Cruz desde a fundação

Publicado em: 22 de maio de 2025 às 09:05 Atualizado em: 22 de maio de 2025 às 11:34
  • Por
    Carolina Sehnem Almeida
  • CARMO GREGORY FALECEU AOS 80 ANOS | ARQUIVO GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Referência cultural na região, ele comandou os Canarinhos do São Luís e há 36 anos o coro vera-cruzense

    Aos 80 anos de idade, o regente e fundador do Coral Municipal de Vera Cruz, Carmo Gregory, faleceu na madrugada desta quinta-feira (22). Ele estava internado no Hospital Santa Cruz e a situação de saúde se agravou nos últimos dias. Nascido em 29 de maio de 1944 no município de Estrela, ele vivia desde os 21 anos de idade em Santa Cruz do Sul, onde foi professor por 25 anos. Por muitos anos, marcou trajetória ao dirigir o coral dos Canarinhos do Colégio São Luís, que teve sucesso nacional e internacional. Tem diversos CDs e DVDs produzidos e gravados, se tornou um expoente cultural para toda a região.

    Aos 16 anos de idade, Carmo já era responsável por acompanhar o coro da escola onde estudava e dois anos mais tarde passou a compor e a fazer arranjos, assim como iniciou sua atuação em regência coral na instituição de ensino.

    Carmo Gregory foi regente do Coral Municipal de Vera Cruz desde a fundação, em 1989, e conduziu o grupo a se tornar uma referência musical e cultural para além das fronteiras locais, com apresentações, inclusive, em outros estados brasileiros. Carmo também recebeu a distinção de Cidadão Vera-cruzense, em junho de 1999, pela Câmara de Vereadores, ocasião em que foi prestigiado pelos coralistas, amigos, admiradores e pela família, em especial a esposa Maria Aparecida e as filhas Ana Carina e Ana Cristina. Ainda, Carmo é responsável, numa parceria com Nelson Wagner, pela composição do Hino Municipal de Vera Cruz.

    A primeira apresentação do Coral Municipal, que antecedeu centenas a seguir, foi registrada pelo então jornal Vera-cruzense, para celebrar os 30 anos de emancipação político-administrativa de Vera Cruz, na antiga Associação Cultural e Esportiva Verafumos (Acev). “Tendo como base a ideia lançada em 1979 e convencidos da necessidade de dar ao povo vera-cruzense acesso à cultura, a Prefeitura Municipal, com o apoio do prefeito Haroldo Genehr, e através do vice-prefeito Ervino Schaefer, resgatou para nossa gente a oportunidade de gozar do privilégio de possuir um Coral Municipal que conta com a presença fundamental do renomado regente Carmo José Gregory”, dizia a publicação.

    O velório acontece a partir das 13h30min na capela Halmenschlager junto ao cemitério Ecumênico da Paz Eterna, em Santa Cruz do Sul. O prefeito Gilson Becker e integrante do Coral Municipal de Vera Cruz lamentou a perda de uma ícone, não apenas local, mas para toda a região. Com seu carisma, dedicação e disciplina, cativava a todos e conduziu o grupo vera-cruzense a se tornar referência cultural. O Município decretou luto por três dias.

    O ex-prefeito Heitor Petry, também integrante do Coral Municipal de Vera Cruz, lamentou a perda de um amigo. “Estou absolutamente triste pela relação de amizade, consideração e estima que tinha para com ele de ordem pessoal e institucional enquanto nosso regente, co-autor de nosso querido e bem elaborado Hino Municipal e por toda contribuição cultural e artística do seu legado expoente em nosso município, mas também Brasil com suas prestigiadas composições e arranjos. Uma grande perda no mundo artístico. Ele era simplesmente único, do jeito dele, com a capacidade e competência dele e partilhando este verdadeiro Dom de Deus para com ele e costumava lembrar isto com senso de gratidão por seus dons e talentos. Está certamente acolhido por Deus por quem sempre revelava reverência e gratidão e a maior parte das músicas e arranjos dele eram de músicas sacras e ou de conteúdo religioso. Enfim, uma enorme perda para todos nós!“, frisou.

    Leia também

    CARMO FAZIA A REGÊNCIA DO CORAL DE VERA CRUZ | ARQUIVO ARAUTO