Geral

Duas adolescentes de Mato Leitão realizam alistamento militar voluntário 

Publicado em: 22 de maio de 2025 às 14:19 Atualizado em: 22 de maio de 2025 às 14:20
  • Por
    Portal Arauto
  • Colaboração
    Assessoria de Imprensa
  • Marcela Eduarda da Rocha é uma das jovens que realizou o alistamento | Foto: Prefeitura de Mato Leitão
    compartilhe essa matéria

    Estudantes nutrem o desejo de seguir carreira nas Forças Armadas

    Com a mudança na legislação, o alistamento militar feminino passou a ser voluntário. Desta forma, são as mulheres que escolhem se querem ou não realizar o alistamento e prestar serviço militar nas Forças Armadas. Em Mato Leitão, duas adolescentes se inscreveram com a expectativa de concretizar este sonho.

    A estudante Marcela Eduarda da Rocha, 17 anos, comenta da vontade de seguir a carreira militar. “Tudo começou como curiosidade e até já pensei em ser policial militar. Pesquisei o assunto e agora até sigo [nas redes sociais] outras mulheres que já estão atuando nas forças armadas. Quero ir para as Forças Armadas”, revela.

    Residente na Vila Santo Antônio e aluna do Colégio Estadual Poncho Verde, Marcela é estagiária na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Olga. “A vida militar me chama muito a atenção. As pessoas ficam surpresas com o meu alistamento. Já minha família me apoia. É pra correr atrás do meu sonho.”

    A carreira militar também é o desejo de Gabriely Eduarda da Silva, 17 anos, residente em Linha Hillesheim. “É meu sonho de criança e vai dar certo. Quando eu tinha 10 anos andava com uma farda militar. Me alistei nos primeiros dias de janeiro”, conta.

    Aluna do Colégio Estadual Poncho Verde, Gabriely recebe o apoio da família. “Fiz o alistamento ao lado da minha mãe. Estou muito confiante. O Exército enviou comunicado que o processo de seleção será em Santa Maria. Quero seguir a carreira militar”, detalha. “Tirando minha família, poucas pessoas sabem desse meu desejo e agora do alistamento militar. Será uma surpresa para meus amigos. Agora fico no aguardo da data para fazer a seleção”, completa Gabriely.

    Em Mato Leitão, pela condição de município não-tributário, os jovens alistados são automaticamente dispensados do serviço militar. As adolescentes, que quiserem manter o alistamento, precisam ficar atentas aos comunicados e seguir orientação do Exército.

    Leia também