A via encontra-se bloqueada devido ao deslizamento e segue apresentando grande risco de novos incidentes
A Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) realizou, na manhã desta terça-feira (21), vistoria em trecho da estrada da Travessa Bohnen, em Santa Cruz do Sul. A via encontra-se bloqueada devido ao deslizamento e segue apresentando grande risco de novos incidentes.
Leia também: Rua João Werlang tem trânsito liberado apenas para veículos leves
A propriedade, lindeira à estrada, assim como o imóvel residencial em sua sede, também sofreram sérias avarias. O solo apresenta diversas rachaduras por longas faixas e, em alguns pontos, o chão afundou mais de 1 metro. Os moradores já se retiraram do local devido ao perigo da situação.
Conforme o geólogo da Seoi, Edgar do Amaral Santos, o local vem sendo monitorado desde o início do incidente. Entretanto, o atual quadro do trecho impede que medidas resolutivas sejam adotadas. “Há ainda muita umidade no solo e sinais de que a movimentação de massa segue ocorrendo”, explicou.
Desta forma, comenta Santos, não é possível trazer máquinas e equipamentos à área para a limpeza e desbloqueio da pista. “A vibração do maquinário em operação no solo poderia provocar novos desmoronamentos e colocar em risco a vida dos operários. Até mesmo, nesta vistoria, a equipe aqui corre perigo. Por isso, qualquer intervenção não é recomendada agora”, justifica.
O geólogo destaca que moradores da localidade e de outras regiões do município de risco devem se manter atentos a indícios de deslizamentos. Ao se depararem com o som de raízes de árvores se rompendo, queda de vegetação sem razão aparente, rachaduras no solo e em construções, vidros quebrando e piso estufando, devem deixar o local imediatamente e informar as autoridades como a Defesa Civil (199).
O bloqueio da pista também está impedindo que a RGE realize o conserto da rede energia que abastece a localidade. De acordo com o titular da Seoi, secretário Edmar Hermany, é preciso esperar que o solo por um período maior de tempo firme, para que ele perca o excesso de água, e uma avaliação mais precisa das condições do trecho seja feita. “No momento, infelizmente, não é seguro para os operadores de máquina trabalharem aqui”.
Hermany destaca que a Seoi e as subprefeituras seguem empenhadas no trabalho de recuperar as vias do interior e no atendimento das comunidades rurais, ao lado das demais secretarias municipais. Além disso, as equipes de Iluminação Pública, Canalização e Asfalto seguem em plena atividade de manutenção e recuperação de pontos da cidade prejudicados pelas chuvas intensas de maio.
Notícias relacionadas
Rádio Revista – Yhevelin Serrano Guerin, Professora, e Sara Ester Paes, Gestora de Inovação e Tecnologia
Iniciativa nos Vales marca a criação de um espaço de memórias sobre as inundações. Memorial das Inundações nos Vales – MIVA é um projeto que está sendo desenvolvido pelo programa Inova RS na Região dos Vales.
Prefeitura recebe projeto de intervenção de baixo custo em áreas destruídas pela enchente
O projeto tem módulos com praças com áreas verdes, pista de caminhada e corrida, playgroud, espaços cobertos com bancos, e quadras esportivas
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta
Espetáculo poderá ser apreciado sem auxílio de binóculos ou telescópio
Formatura de 300 crianças marca encerramento de mais um ano do AABB Comunidade
Encontros contaram com a prática de atividades esportivas e oficinas de dança, informática, educação socioambiental, horta e outros assuntos