Geral

Saiba como encaminhar o Auxílio Reconstrução em Santa Cruz

Publicado em: 22 de maio de 2024 às 07:10
Registro no Bairro Várzea no início de maio | Foto: Deivid Miguel
compartilhe essa matéria

Governo Federal está disponibilizando apoio financeiro de R$ 5,1 mil, a ser pago em parcela única

Por meio do Programa Auxílio Reconstrução, o Governo Federal está disponibilizando apoio financeiro de R$ 5,1 mil – a ser pago em parcela única – para famílias desalojadas ou desabrigadas pela enchente no Rio Grande do Sul. Em Santa Cruz do Sul, para encaminhar a solicitação do recurso, a população atingida tem duas opções: preencher formulário online (https://forms.gle/zmH3CmNGqJL6xjyQ6) ou apresentar documentação de forma presencial.

Têm direito ao Auxílio Reconstrução as famílias comprovadamente residentes e domiciliadas nos municípios em situação de calamidade ou emergência, em áreas atingidas pelas enchentes, independente de renda, que abandonaram suas casas de forma temporária ou definitiva.

Para quem optar pela inscrição presencial, será feita uma força-tarefa para atendimento em dois locais neste final de semana:

  • Cras Central: no sábado (25), das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 1576, junto ao Ginásio Poliesportivo.
  • Rio Pardinho: no domingo (26), das 9h às 16h. Endereço: posto de saúde

Será necessário apresentar:

  • nome e CPF de todos os moradores da casa
  • comprovante de endereço
  • conta no aplicativo GOV.BR em nome do responsável familiar

Após feito o cadastro (tanto pelo formulário online quanto de forma presencial), os moradores poderão acompanhar as solicitações diretamente pelo aplicativo GOV.BR, para confirmação do cadastro. Somente um responsável por família afetada na enchente pode receber o benefício e esta pessoa precisa possuir cadastro no GOV.BR.

Os dados informados pelo interessado serão alvo de cruzamento entre bases de dados do Governo Federal. Para famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o responsável familiar obrigatoriamente deve ser o mesmo constante do cadastro.

LEIA TAMBÉM: Produtores rurais recebem silagem e medicamentos para animais em Santa Cruz