ATENÇÃO

Confira dicas de como evitar golpes e curtir o Carnaval com segurança

Publicado em: 22 de fevereiro de 2025 às 13:39
  • Por
    Redação Grupo Arauto
  • FOTO: EMILY LARA/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Em meio aos blocos de rua e desfiles, criminosos aproveitam a aglomeração para causar prejuízos

    O Carnaval está chegando e, junto com a festa, surgem também as preocupações com a segurança dos foliões. Em meio aos blocos de rua e desfiles, criminosos aproveitam a aglomeração para aplicar golpes e causar prejuízos. Para evitar problemas, é essencial redobrar a atenção.

    O pix tornou-se um dos meios de pagamento mais populares, mas também é alvo de fraudadores. Em um golpe comum, criminosos alteram o valor da compra antes de exibir o QR Code de pagamento. Para se proteger, é necessário checar o valor exato antes de confirmar a transação. Outra estratégia é reduzir os limites de transferência via pix temporariamente, evitando prejuízos maiores caso haja alguma tentativa de fraude.

    Durante o Carnaval, também é comum buscar redes Wi-Fi para economizar dados móveis. No entanto, criminosos podem criar redes falsas para interceptar informações pessoais, incluindo senhas bancárias.

    Ao comprar bebidas ou alimentos, não é recomendado entregar o cartão diretamente ao vendedor. Golpistas podem se passar por comerciantes, memorizar a senha do cliente e até trocar o cartão sem que a vítima perceba. Além disso, é fundamental verificar se a tela da máquina de pagamento está funcionando corretamente, pois criminosos podem inserir valores acima do correto se o visor estiver apagado ou danificado.

    Para maior segurança, o consumidor deve dar preferência ao pagamento por aproximação via celular. Essa modalidade adiciona uma camada extra de proteção, como autenticação biométrica ou senha. No caso do uso do cartão físico, uma opção é desativar a função de aproximação para evitar que golpistas consigam capturar sinais do cartão e realizar cobranças indevidas.

    Ativar camadas extras de segurança no celular pode ser decisivo para evitar prejuízos em caso de roubo ou furto. Utilize autenticação multifator, proteja aplicativos bancários com senhas adicionais e configure recursos de localização e bloqueio remoto. Já nos aplicativos bancários, é possível ativar funções de segurança como localização, limites reduzidos para transações e autenticação biométrica para carteiras digitais.