Reuniões agora passam a iniciar às 16h. Antes, às 15h, a Secretaria de Saúde apresentará o relatório de gestão
Três novos projetos de lei ingressaram na pauta da Câmara de Vereadores de Santa Cruz nesta segunda-feira (22). A partir de hoje, as sessões irão iniciar às 16h levando em conta a pandemia, já que atualmente não existe a possibilidade de presença de público. Antes, às 15h, a Secretaria de Saúde apresentará o relatório de gestão.
Dentre as propostas que serão discutidas, está a de autoria do vereador Raul Fritsch, do Republicanos, que proíbe o fechamento das bocas de lobo. Segundo ele, após advertência, o autor será penalizado com multa de 10 UPMs. Fritsch destaca que a ideia é proibir a intervenção e o fechamento, por parte de particulares, das bocas de lobo existentes. “Várias reclamações de pessoas da comunidade vieram trazer esta demanda ao vereador, as quais não concordam com a atitude de particulares fecharem bocas de lobo, concretando-as e outros usarem materiais diversos para tal ação danosa”, cita.
O vereador ainda salienta que o fechamento de bocas de lobo causa gravíssimos problemas ao Município, ao meio ambiente e às pessoas que residem próximas a elas, ocorrendo prejuízo aos cidadãos, que sofrem com a invasão da água em suas propriedades. Tal ação causa, também, prejuízo ao Município, ou seja a todos os santa-cruzenses, uma vez que a administração tem que reabrir estas bocas de lobo e, em muitas casos, refazer o passeio público e o leito da rua, danificados pelo fechamento de bocas de lobo.
Outro projeto que ingressou na pauta é oriundo da Mesa da Câmara, que regulamenta o funcionamento das Frentes Parlamentares. Já o vereador Francisco Carlos Smidt (PSDB) ingressou com uma emenda ao projeto que institui o Programa de Recuperação dos Créditos Tributários Municipais.
Informações
O vereador Raul Fritsch encaminhou pedido de informações à Agerst sobre a majoração dos valores referente à cobrança do serviço de fornecimento de água por parte da Corsan. Alberto Heck (PT) requer informações sobre a autorização, manutenção e substituição de árvores.
Raul Fritsch ainda indica a limpeza dos principais arroios existentes na área urbana, a colocação de redutor de velocidade e placas sinalizando redução de velocidade na Rua Visconde de Mauá e na Travessa Amazonas, a implantação de refúgio no acesso ao Corredor Goerck, a revisão no sistema de drenagem da Rua Professor José Ferrugem.
Nicole Weber (PTB) requer o conserto da ponte que liga as ruas Carlos Kern e Augusto L. Becker, a retirada do canteiro de flores em frente à Brinqmania. Bruno Faller (PDT) indica a influência de aterramento em enchentes no Bairro Schultz, a limpeza nas bocas de lobo da Rua João Martin Buff.
Rodrigo Rabuske requer a instalação e substituição de bocas de lobo antigas por inteligentes, a limpeza na rodovia e ciclovia da Avenida Prefeito Orlando Oscar Baumhardt, a instalação de iluminação pública no trevo de acesso ao Posto de Combustível em Linha Pinheiral, a troca de lâmpadas e melhorias na sinalização no Trevo Fritz e Frida. Também indica à Secretaria Extraordinária de Parceria do Governo do Estado a implantação de via lateral na duplicação da RSC-287 em Linha Pinheiral. Também indica à RGE Sul Distribuidora de Energia S/A a troca de poste de energia elétrica na Rua Niderau Farah e na rua Goiás.
O vereador Professor Cleber (DEM) requer a instituição do Programa Virtual de Certidão Negativa de Débitos Municipais, a colocação de boca de lobo na Rua Edwino João Haese. Jair Eich (Progressistas) indica melhorias na tubulação/galerias nas proximidades do Esporte Clube Avenida e na iluminação e limpeza das laterais da Rua João Werlang.
Sergio Moraes (PTB) cobra melhorias no córrego existente entre as ruas Henrique Wieckert e Alegrete, na parada de ônibus da Rua Santa Cecília, a instalação de redutores de velocidade na Rua Juca Werlang.
Luizinho Ruas (PSD) requer a continuação do guard rail na Rua Dep. Júlio de Oliveira Vianna, a implantação de faixa de segurança na Rua Dona Carlota, a destinação de Agente de Saúde para o Bairro Faxinal Menino Deus, a execução de melhorias na Rua Irmã Revocata
Francisco Carlos Smidt (PSDB) imndica a revisão e desobstrução dos bueiros nas ruas Pita Pinheiro, Felipe Jacobs e na Avenida Deputado Euclydes N. Kliemann, a limpeza do Arroio Lajeado, a eliminação de buraco existente na Rua Arthur Germano Fett. Ele indica à brigada Militar a implantação de posto policial e/ou patrulhamento mais efetivo no Bairro Esmeralda.
Gerson Trevisan requer a eliminação de tocos de ligustro na esquina da Rua São José com a Av. Gaspar Bartholomay, o encascalhamento da estrada de acesso a São Martinho.
Tanto a apresentação do relatório de gestão, quanto a sessão, podem ser acompanhadas pelo site da Câmara, pelo canal no Youtube e pelo Facebook, além do Canal 16 da Net.
Notícias relacionadas

Gabinete Online: iniciativa para recebimento de demandas tem mais de 100 participações
Projeto busca ampliar os meios de comunicação com os eleitores

Legislativo de Santa Cruz aprova criação da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência
Entre os objetivos está a promoção da articulação entre o Poder Legislativo, Executivo e a sociedade civil na criação da política pública municipal de inclusão

Câmara aprova flexibilização para permanência de animais em locais públicos e privados
Substitutivo proposto pelo Vereador Eduardo Wartchow foi votado ontem pelos vereadores

Vereador denuncia problemas na obra do Centro de Eventos de Santa Cruz
Local receberá, em breve, edições da Construarte e Festa das Cucas