A empresa responsável pela aplicação do biofertilizante foi notificada pelos técnicos da secretaria e a aplicação foi suspensa
O problema de mau cheiro em alguns bairros de Venâncio Aires volta a ser assunto e tem gerado muitos comentários e reclamações de moradores pelas redes sociais. O odor registrado em locais como Coronel Brito, Brígida, Aviação, Cruzeiro e Santa Tecla chamou a atenção nesta terça-feira (21) e nesta quarta-feira (22), motivou reunião da Administração Municipal na Capital do Chimarrão, que encerrou no fim da manhã. O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Gustavo Von Helden, explicou que se trata de uma reincidência.
A prefeita em exercício, Izaura Landim, e o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, se reuniram para tratar do assunto após incômodo de moradores. O motivo é a aplicação de biofertilizante em lavoura. A empresa responsável foi notificada pelos técnicos da secretaria e a aplicação foi suspensa.
De acordo com o secretário Gustavo, a empresa é reincidente por já ter sido notificada sobre aplicação do biofertilizante. “Em função das reclamações que recebemos ontem no fim do dia em função do mau cheiro, hoje pela manhã a primeira coisa foi identificar o local em que estava vindo este cheiro. Então, técnicos da secretaria identificaram, e notamos que se trata de uma reincidência. Este caso já ocorreu no ano passado, neste mesmo período. Fizemos a constatação do local, com uma notificação aplicada ainda do verão passado e ela ainda tem prazo de validade. A empresa, assim como o responsável pela aplicação não tomaram as medidas necessárias para que essa propagação de odor. Então, agora a etapa seguinte é a repressiva, e irá ser aplicada multa pela reincidência”, explica.
Ainda, segundo Von Helden, o produto é inofensivo à saúde. “O biofertilizante utilizado não tem vedação para a sua utilização e nem causa maior transtorno para a saúde”, comenta. No ano passado, o problema de mau cheiro também foi notícia em Venâncio Aires, devido ao uso de biofertilizantes que teria sido a causa do problema sentido em diferentes bairros do município.
Notícias relacionadas
Ministério da Saúde intensifica campanha e alerta sobre sintomas de arboviroses
Primeiras semanas de 2025 registram 11 mortes por dengue
ARAUTO REPÓRTER UNISC 22 de Janeiro de 2025
No Arauto Repórter de hoje, você confere: ➡️ Com anúncio de novos secretários, Sérgio Moraes consolida maioria na Câmara de Vereadores. ➡️ CORSAN anuncia novo gestor de relações institucionais na Região Central. ➡️ Prefeitura de Santa Cruz realiza vistoria do…
Famílias de baixa renda podem solicitar caixa d´água
Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e Defesa Civil farão a distribuição conforme critérios do programa
Sergio Moraes quer manter diálogo com o Sindicato dos Professores Municipais
Objetivo é entender demandas da categoria e buscar auxílios necessários