Região

Dedicação e amor: os ingredientes principais do tradicional pastel e da galinhada do Bastião

Publicado em: 22 de janeiro de 2022 às 13:43 Atualizado em: 02 de março de 2024 às 22:49
  • Por
    Bruna Oliveira
  • Fonte
    Portal Arauto
  • compartilhe essa matéria

    Centenas de voluntários tornam o evento em cada edição

    No Pavilhão São Sebastião Mártir, com temperaturas calorosas de verão, centenas de voluntários fazem a Festa do Bastião em Venâncio Aires. Eles são os responsáveis, anualmente, pela parte gastronômica e religiosa do evento. No local, o pastel e a galinhada são os alimentos mais tradicionais e se tornaram essenciais para a festividade.

    Entretanto, por trás do sucesso da galinhada há muita dedicação depositada pelos voluntários, como o seu João Angnes, de 66 anos. Atuante na festa há 49 anos, iniciou aos 17 anos no voluntariado do evento, seguindo os passos de seu avô e de seu pai, que era responsável pela tenda do cachorro-quente.

    “Ajudo desde jovem na festa, desde quando eram colocadas barracas ao lado da igreja. Não trabalhar na festa não tem graça. Aqui a gente faz muitas amizades e enquanto eu puder, quero ajudar”, diz um dos voluntários do setor da galinhada João Angnes.

    Ainda, conforme Angnes, em festa normal, são comercializados mais de 80 panelões, e principal segredo do sucesso do prato é a dedicação dos trabalhadores em cada etapa do preparo.

    “É uma receita especial porque a gente trabalha com dedicação, a gente trabalha porque quer fazer uma galinhada boa. Além de tudo, o pessoal pega junto, o pessoal ajuda mesmo. O calor pode até atrapalhar, mas não muito”, relatou.

    Além da galinhada, o pastel é o responsável por formar filas durante os dias de festa. Nesta edição, cerca de 80 pessoas fazem parte da produção do alimento. Entre elas, o voluntário e coordenador do setor, Antônio Simon, 63 anos. Na festa, atua há, aproximadamente, 15 anos na abertura da massa ao lado da esposa Ilaci Simon.

    “O pastel é abençoado com muito amor. A gente se sente bem ajudando na festa e queremos trabalhar por muitos anos ainda. Sempre é bom trabalhar aqui. Desde jovem era envolvido com voluntariado nas comunidades e pretendemos continuar”, explicou o coordenador do setor do pastel, Antônio Simon.

    Além disso, o carinho pela festa e a devoção pelo padroeiro resultou no convite ao casal para ser festeiro do evento em 2008.  Desta forma, juntamente com os outros dois casais festeiros, Antenor e Luizita Vieira e Breno e Eudacia Wessling, foi realizada a 132ª edição da Festa de São Sebastião Mártir.