Santa-cruzense vai disputar o Mundial de muai thay na Tailândia, em 2023
A santa-cruzense Tatiane Theisen, de 29 anos, tem um grande desafio para 2023: competir no Mundial de Muai Thay, que será disputado em Bangkok, na Tailândia, em data a ser definida, mas provavelmente no mês de março. A vaga para a competição veio em novembro, após Tatiane se sagrar vice-campeã brasileira da modalidade, na categoria 67 quilos, em torneio disputado no Rio de Janeiro.
"Estou muito feliz em poder disputar o Mundial. É um sonho viver toda a experiência de ir para o berço do muay thai. A responsabilidade é maior agora, mas sei que posso chegar onde quero", diz Tatiane.
A atleta representa a academia Nitro GT Sports, de Santa Cruz, e é treinada pelo professor Gustavo de Almeida. Para o desafio na Tailândia, a preparação está em um ritmo mais intenso. "Estamos focados numa preparação mais forte na parte física, para mais perto do campeonato focar na parte técnica. Gosto muito da minha equipe, meus colegas, treinador, estamos sempre buscando evoluir, somos muito unidos e acho que estamos no caminho certo, sempre com destaque nos campeonatos", salienta.
A dedicação e intensidade dos treinos são conciliadas com outras atividades no cotidiano de Tatiane. "Os treinos sempre são bem intensos, cinco a seis vezes na semana no turno da noite. É pouco tempo que tenho, pois trabalho durante o dia, então sempre faço a parte física e técnica juntas no mesmo treino. A gente sempre fica tensa e a preparação é bem cansativa, mas sempre tento manter a calma e pensar em todas as dificuldades que passei e ainda passo para poder lutar", comenta.
As dificuldades, segundo ela, são em relação aos esforços exigidos para manter uma rotina com treinamentos, dieta, trabalho, filho e as despesas com as lutas. "Fico orgulhosa de mim mesma em todas as lutas, independente do resultado", pontua.
O início no esporte
A iniciativa para começar a lutar foi em um momento de dificuldade na vida da atleta. Recém entrando na vida adulta, aos 18 anos, Tatiane perdeu o pai. O episódio acabou fazendo com que a santa-cruzense entrasse em depressão. "Foram três anos tomando remédio, saí do meu emprego, parei de estudar e não tinha vontade para nada. Fiz vários tipos de tratamento e nada me ajudava, até que uma psicóloga me indicou praticar uma atividade física", explica Theisen.
Com o convite de uma amiga, começaram os treinamentos. O foco no esporte e a dedicação fizeram com que Tatiane pudesse superar uma série de dificuldades. "Depois que comecei a treinar, logo comecei a curtir o esporte. Aos poucos fui largando os remédios e os treinos me faziam muito bem. Eu sabia que precisava disso, então quis cada vez me superar mais e manter a cabeça focada em algo que me fazia bem. Foi então que eu decidi subir no ringue", conta a campeã.
No currículo da atleta santa-cruzense já constam títulos como o Campeonato Gaúcho, dois títulos da Copa do Brasil e, recentemente, o vice-campeonato brasileiro da modalidade. Em 2022, Tatiane fez sua primeira luta profissional no circuito gaúcho, que ela considera a mais especial.
Notícias relacionadas
![Ceisc União Corinthians recebe o Botafogo neste sábado](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-07-at-16.55.29-1200x800.jpeg)
Ceisc União Corinthians recebe o Botafogo neste sábado
Em caso de vitória, equipe santa-cruzense pode chegar ao mesmo número de pontos do Brasília, na terceira posição
![“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/unico.jpg)
“Posso dizer que Santa Cruz é a verdadeira Capital do Basquete”, diz experiente ala Marquinhos
Um dos maiores nomes do esporte no Brasil, atleta vai se aposentar ao fim da temporada
![Ceisc União Corinthians despacha o Vasco no Arnão](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/VIN-4348-1200x800.jpg)
Ceisc União Corinthians despacha o Vasco no Arnão
Equipe santa-cruzense fez grande segundo tempo e levou a melhor
![Ajusc promove treinamento em parceria com a Federação Gaúcha de Judô](https://cdn-images-site-arauto.portalarauto.com.br/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-19.04.34-1200x900.jpeg)
Ajusc promove treinamento em parceria com a Federação Gaúcha de Judô
Evento ocorre até o próximo sábado