Esportes e Cobertura Especial

Habilidoso meia-armador, Telmo Kirst colecionou amizades e conquistas no futebol

Publicado em: 21 de dezembro de 2020 às 00:11 Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 às 07:54
  • Por
    Guilherme da Silveira Bica
  • Fonte
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Reprodução
    compartilhe essa matéria

    Ex-prefeito teve destaque vestindo as camisas do Rio Pardinho e do Linha Santa Cruz

    A ligação de Telmo com o esporte começou na infância. Morador da rua Gaspar Silveira Martins tinha o costume de pegar a bola, colocar embaixo do braço e ir com os amigos jogar no campo do Estádio dos Plátanos. Ainda muito jovem, era conhecido pela habilidade. Meia-armador, se destacou nos torneios realizados pelas equipes no interior de Santa Cruz, especialmente vestindo as camisas do Rio Pardinho e do Linha Santa Cruz.

    E a amizade criada dentro de campo com os companheiros de time da época, fez surgir o amor por um dos bairro da cidade que foi cultivado pra sempre. Contam os amigos da época que um dos locais da cidade pelo qual Telmo sempre teve muito carinho, era o Bairro Bom Jesus.  

    Ainda relacionado ao futebol, Telmo, que era torcedor do Internacional, foi presidente do Futebol Clube Santa Cruz, de 1999 a 2001, e contribuiu de maneira significativa na captação de recursos para a manutenção do clube, do qual tinha imenso carinho. Foi em sua gestão que ocorreu a contratação dos jogadores uruguaios Sanabria e Sotello. 

    No basquete local Telmo Kirst também deu sua contribuição. No Pitt Corinthians participou de conquista de três títulos nacionais: campeã nacional em 1974, e vice-campeã em 1976 e 1977. Telmo era diretor do clube na modalidade. Enquanto gestor do clube, conseguiu patrocínios importantes com empresas nacionais e internacionais para a profissionalização da equipe.