Cerca de 90 integrantes participaram de uma turnê internacional pela Argentina e o Paraguai
De 18 a 20 de outubro, o grupo de danças folclóricas alemãs Grüner Jäger Volkstanzgruppe, de Linha Marechal Floriano, no interior de Venâncio Aires, realizou uma turnê internacional pela Argentina e pelo Paraguai.
Cerca de 90 integrantes embarcaram na noite dia 17 de outubro para a viagem, que teve a primeira parada na cidade de Capioví, na Argentina. No local, o grupo realizou uma apresentação através de uma parceria com a prefeitura local e a banda RP2000.
Prefeito de Capioví, Ramon Alberto Arrua, em entrevista para o Grupo Arauto, falou sobre a felicidade em receber um grupo de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Para ele, Argentina e Brasil têm diversas semelhanças, entre elas a presença dos imigrantes alemães. “Este intercâmbio cultural é muito importante para nós.”
Durante a apresentação, realizada na sexta-feira (18) e que integra a programação do mês de aniversário de Capioví, a praça da cidade estava lotada. Segundo ele, a ação permite um resgate histórico e a valorização dos antepassados. “É importante ter este tipo de relação, porque fortalece as duas cidades. Além disso, é uma oportunidade para podermos ir ao Brasil em algum momento e levar nossas danças típicas. Valorizamos muito [este intercâmbio] e queremos que ele se repita”, destaca.
Conforme Arrua, esta foi a primeira vez que um grupo brasileiro realizou apresentações na cidade. “É uma iniciativa realmente importante, porque todos crescemos com base neste intercâmbio cultural”, salienta.
Já no sábado (19), o Grüner Jäger fará uma apresentação na cidade de Obligado, no Paraguai. Para a vice-coordenadora de danças do grupo venâncio-airense, Cintia Beatriz Röhsler, a experiência foi positiva. “Uma experiência ótima para o grupo, pois mostra como nos empenhamos para conseguir as coisas”, reforça. Com relação as apresentações, Cintia destaca que foram muito bonitas e apreciadas pelos moradores das cidades da Argentina e do Paraguai.
As categorias de dança mirim, infantil e infanto-juvenil realizaram apresentações, além disso também houve uma de bandeirolas envolvendo bandeiras da Alemanha e do Brasil. “E também teve a incorporação de dança de carnaval, que foi representada por três meninas. Uma música alemã muito bonita. Para mim, a sensação foi muito incrível e eu espero ter mais experiências nesse sentido.”
Na cidade de Obligado, última parada da turnê internacional, os integrantes do Grüner Jäger fizeram uma dança de integração junto com um grupo da cidade. O momento teve como objetivo fortalecer os laços entre as cidades, e também reconhecer a cultura alemã.
Notícias relacionadas
Etapa regional do Enart retorna a Candelária em 2025
Evento será realizado nos dias 30 de maio e 1º de junho no Parque Itamar Vezentini
Valorização e fomento à tradição gaúcha em Santa Cruz são objetivos da nova gestão da ATS
Tibicuera Almeida assume a presidência da associação em 2025
Beatriz Albers é sucesso ao combinar sax com música eletrônica
Santa-cruzense é pioneira na Região Sul ao misturar o som poderoso do saxofone com a batida eletrônica em hits ao público
Academia de Letras de Santa Cruz do Sul planeja o Prêmio Lya Luft
Conforme Marli Silveira, o prêmio é importante para os escritores e abre um campo significativo na literatura local, regional e estadual