Geral

Santa Cruz desenvolve sistema de cashback para preservar o Cinturão Verde

Publicado em: 21 de outubro de 2024 às 17:49
  • Por
    Emily Lara
  • FOTO: NÍCOLAS DA SILVA/GRUPO ARAUTO
    compartilhe essa matéria

    Motoristas que abastecerem seus veículos podem colaborar com o meio ambiente

    O município de Santa Cruz do Sul, cada vez mais empenhado em realizar ações em prol do Cinturão Verde, estuda a implementação de um sistema de cashback voltado para ações ambientais. Em entrevista ao Direto ao Ponto, na Arauto News, a secretária municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Simone Schneider, explicou como consumidores que abastecerem o carro ou moto podem colaborar para a preservação do meio ambiente.

    Foto: Eduardo Wachholtz/Grupo Arauto

    A medida, em desenvolvimento pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e estruturada em parceria com postos de combustíveis do município, devolverá parte do valor gasto pelos motoristas ao abastecerem seus veículos. Esse valor poderá, de forma voluntária, ser doado a fundos voltados para ações ambientais, especialmente aquelas focadas na descarbonização e preservação do Cinturão Verde. “A nossa ideia é que este valor fique aqui em Santa Cruz. O que estamos trabalhando agora é a parceria com os postos de combustível e também a forma de que vamos fazer isso ser administrado”, destacou a secretária.

    Além do cashback, Santa Cruz também trabalha para implementar um novo projeto de lei que oferece desconto progressivo no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para proprietários de terrenos com áreas arborizadas. O desconto pode chegar a até 70% para aqueles que mantêm mais de 50% de sua propriedade coberta por vegetação. “Também é um avanço. Os proprietários buscavam muito essa compensação. […] É uma forma de fazer com que haja o beneficio para esses proprietários que não estão utilizando suas áreas, independente do motivo”, ressaltou Simone.

    Ouça a entrevista completa: