SAÚDE

Hospital Ana Nery receberá R$ 3 milhões para modernizar equipamento e realizar radiocirurgias pelo SUS

Publicado em: 21 de outubro de 2024 às 16:18 Atualizado em: 21 de outubro de 2024 às 17:56
Investimento permitirá ao hospital oferecer radiocirurgias pelo Sistema Único de Saúde | Divulgação
compartilhe essa matéria

Investimento posiciona Santa Cruz como o segundo município do interior do estado a disponibilizar esse tratamento de alta complexidade

Na última sexta-feira (18), o Hospital Ana Nery firmou um importante convênio com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A secretária de Saúde, Arita Bergmann, esteve na instituição para a assinatura de um convênio que destina R$ 3 milhões à modernização do Acelerador Linear do serviço de Radioterapia do hospital, equipamento utilizado no tratamento de câncer. Este investimento, oriundo do Programa Avançar Mais, permitirá ao hospital oferecer radiocirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), posicionando Santa Cruz do Sul como o segundo município do interior do estado a disponibilizar esse tipo de tratamento de alta complexidade.

A atualização inclui a instalação de um novo software, além da modernização física do equipamento, com um novo cabeçote, uma nova mesa e a implantação de três braços robóticos, entre outros acréscimos. Esses avanços permitirão ao hospital realizar tratamentos mais seguros e precisos, incluindo as técnicas de radiocirurgia e estereotaxia, que minimizam os efeitos adversos do tratamento.

O Diretor Médico do Ana Nery, Luiz Alberto Hauth, representando o serviço de Radioterapia, destacou os benefícios que esses novos tratamentos trarão aos pacientes, exemplificando algumas das possibilidades. “Ao invés de tratamentos que envolvem várias sessões de radioterapia, desgastando e debilitando o paciente e exigindo diversas vindas ao hospital, a radiocirurgia e a estereotaxia utilizam protocolos de dose única ou de curta duração”, explica.

No tratamento de um tumor cerebral, a radiocirurgia realiza a aplicação de radiação, com precisão técnica, em apenas uma fração, substituindo tratamentos que costumam durar 10 sessões (dias) ou mais, oferecendo ainda melhor controle da área tratada e menos danos aos pacientes. Falando sobre a estereotaxia, se a aplicação for pulmonar, por exemplo, encurta o tempo de tratamento de tumores iniciais, de 30 dias para 3 a 5 dias, amplificando as chances de cura em 50%. Já em tumores de próstata, a extereotaxia diminui efeitos colaterais e reduz de mais de 30 para 5 a 7 sessões no paciente. E estas são apenas algumas das possibilidades.

O Superintendente do Hospital Ana Nery, Gilberto Antonio Gobbi reforçou que o principal compromisso da instituição é cuidar bem das pessoas. “Essa é uma obrigação que assumimos com seriedade e dedicação. A parceria com o Governo do Estado é fundamental para que possamos continuar oferecendo tratamentos de ponta, como a radiocirurgia, que fazem toda a diferença na vida dos nossos pacientes. Também é fundamental destacar nossa equipe médica pioneira e altamente qualificada, que faz com que o Ana Nery seja reconhecido pela excelência no atendimento. Estamos sempre trabalhando para melhorar e inovar, pensando no bem-estar e na saúde da nossa comunidade”, finaliza.

Reconhecimento e pioneirismo na região

Durante a assinatura do convênio, a Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, destacou o pioneirismo do Hospital Ana Nery, que será o segundo hospital do interior do estado a realizar radiocirurgias pelo SUS. “O Ana Nery está entre os melhores hospitais do Brasil, com um atendimento de excelência. Seriedade, acolhimento, comprometimento e uma gestão e equipe qualificada representam o Ana Nery, qualificado inclusive para assumir outras instituições de saúde do nosso estado. Esse convênio reforça ainda mais sua relevância no cenário da saúde pública”, afirmou.

O evento também contou com a presença de autoridades locais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, que enfatizou o impacto positivo do investimento para a saúde da população. “Com essa parceria, muitas vidas serão salvas”, disse Brito.

A prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, também presente no evento, destacou a atuação do governo do estado e os importantes investimentos na área da saúde, afirmando que bom atendimento, carinho e acolhimento são parte fundamental para a cura.

Durante o evento, os presentes puderam ouvir o relato da paciente Bernadete Althaus, que foi diagnosticada com câncer de pele melanoma em 2019, realizou todo seu tratamento no hospital e ainda segue em acompanhamento. Ela falou sobre sua experiência, destacando a importância do novo investimento. “Todo e qualquer recurso na área de oncologia é fundamental para nós, pacientes. Sou muito grato ao Hospital Ana Nery por estar sempre inovando e investindo em melhorias“, afirmou.

Leia também