Geral

Resultado da solicitação de perdão de dívidas está disponível em Venâncio Aires

Publicado em: 21 de agosto de 2024 às 07:00
  • Por
    Assessoria de Imprensa
  • Foto: Prefeitura de Venâncio Aires/Divulgação
    compartilhe essa matéria

    Medida estava disponível para cidadãos que foram atingidos pela enchente do mês de maio

    Os resultados das solicitações de perdão de dívidas municipais referentes ao Imposto Predial e Territorial (IPTU), taxa de Coleta de Lixo, taxa de Licença de Localização e Funcionamento, além de taxas sanitárias para o exercício de 2024, estão disponíveis para consulta em Venâncio Aires.

    A possibilidade foi concedida para a população atingida pela enchente do mês de maio e integra um pacote de auxílio realizado pela Administração Municipal. Os contribuintes podem verificar o status de seus pedidos através do sistema “Ajuda Venâncio”, no site da prefeitura.

    Dentre as solicitações, 321 pedidos foram aprovados e 40 indeferidos. Os contribuintes que tiveram seus pedidos não aceitos têm a possibilidade de interpor recursos e devem comparecer pessoalmente à Prefeitura para formalizar sua solicitação. O prazo vai até o fim de agosto.

    Leia também

    De acordo com a coordenadora de arrecadação da Secretaria da Fazenda, Cleni Schabbach, a avaliação dos pedidos foi conduzida por uma comissão composta por servidores da Secretaria da Fazenda, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e a Defesa Civil, que analisaram cada caso individualmente.

    O processo envolveu o cruzamento detalhado de dados e a utilização do mapa de inundação para garantir que o benefício fosse concedido exclusivamente aos cidadãos realmente afetados pela enchente, conforme estabelecido pelo Decreto de Calamidade.

    “O perdão das dívidas é uma medida essencial para ajudar as famílias afetadas a restabelecerem suas finanças. É importante observar que se aplica somente ao exercício de 2024 e não inclui restituições para tributos já pagos anteriormente”, esclarece.