Dos acidentes com vítimas fatais, 66% tiveram como causa a ingestão de álcool
A RSC-287, rodovia sob concessão da Rota de Santa Maria, tem sido palco de um cenário preocupante no que diz respeito à segurança viária. De acordo com dados divulgados pela concessionária, nos primeiros seis meses de 2023, a estrada que se estende por 204 quilômetros, entre Tabaí e Santa Maria, registrou um total de 392 acidentes, o que representa, em média, um acidente a cada 11 horas.
Os números detalhados revelam uma realidade impactante, com 287 acidentes causando danos materiais, 102 acidentes com feridos e, ainda mais alarmante, três acidentes com vítimas fatais. Embora a quantidade de acidentes com vítimas tenha apresentado uma redução de 11,3% em relação ao segundo semestre de 2022, quando foram contabilizados 115 acidentes com feridos, a perda de vidas nas estradas ainda é motivo de preocupação.
O gerente de Operações da Rota de Santa Maria, Ricardo Abreu, enfatizou que a concessionária está empenhada em reafirmar seu compromisso com os usuários da rodovia e conscientizar sobre os cuidados no trânsito. “Dirigir sob a influência do álcool compromete nossa capacidade de tomar decisões, diminui a coordenação motora e aumenta o risco de acidentes graves de trânsito e até mesmo fatais. Precisamos sempre alertar os motoristas e acreditamos que as campanhas educativas são o melhor caminho”, afirmou Abreu.
Dos acidentes com vítimas fatais ocorridos neste primeiro semestre de 2023, dois deles tiveram como causa a ingestão de álcool por parte dos condutores dos veículos envolvidos. A Rota de Santa Maria ressalta a importância das campanhas educativas como meio eficaz de conscientização dos motoristas, enfatizando a necessidade de evitar o consumo de álcool antes de dirigir e adotar comportamentos prudentes ao volante.
Entre os dados positivos registrados, destaca-se que houve um período de 144 dias sem acidentes fatais no primeiro semestre de 2023, o que representa uma significativa redução em relação ao segundo semestre de 2022, quando foram contabilizados 15 acidentes com vítimas fatais. Entretanto, a concessionária alerta que a maioria desses acidentes ocorreu devido a descuidos e imprudências dos motoristas, como ultrapassagens em locais proibidos, o uso de álcool ou o manuseio de celulares enquanto dirigiam.
Notícias relacionadas
Homem é preso por tráfico de entorpecentes no interior de Sobradinho
Indivíduo tem antecedentes por tráfico e furto qualificado
Identificada vítima de homicídio em Passo do Sobrado
Atos fúnebres ocorrem neste domingo, no município
Bombeiros Voluntários de Candelária atendem 26º incêndio em estufa de tabaco
Estrutura foi afetada e 60 arrobas foram consumidas pelas chamas
Homem é morto a tiros em Passo do Sobrado
Autor do crime fugiu do local e é procurado pela polícia