Geral

Geada atinge mudas de tabaco em Vera Cruz

Publicado em: 21 de julho de 2017 às 17:30 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:02
  • Por
    Luciana Mandler
  • Fonte
    Jornal Arauto
  • Foto: Luciana Mandler/ Jornal Arauto
    compartilhe essa matéria

    O mesmo fenômeno que embeleza os campos já trouxe reflexos nas lavouras em que houve o transplante recente

    O frio tão esperado no inverno chegou com tudo no último domingo. Com ele, a queda de temperatura e nos últimos três dias, a geada. Enquanto o fenômeno enche os olhos, proporcionando ainda mais beleza às paisagens, por outro lado há quem sofra com a geada. Em Vera Cruz, alguns produtores tiveram perda nas mudas de tabaco transplantadas. Conforme o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Vera Cruz, Geraldo Back, foram poucos os produtores que amargaram prejuízos, pois ainda há esperança de recuperação das mudas se a temperatura aumentar nos próximos dias.

    Um exemplo é o produtor Isidoro Sehnem, de 61 anos, que mora no bairro Cipriano de Oliveira, às margens da RSC-287. Na última quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de julho, o fumicultor, ao lado da esposa Irene, de 55 anos, realizou o transplante de 4,5 mil pés de tabaco, pois com o calor da semana, as mudas estavam começando a passar do tempo. No entanto, foram atingidas pela geada, ocorrida nesta terça, quarta e quinta-feira. “Com o vento norte, as mudas não conseguiram se recuperar, veio a geada e queimou algumas delas”, conta.

    Sehnem diz que ainda é cedo para falar em números, pois se o tempo melhorar nos próximos dias, pode recuperar algumas mudas. No entanto, pelo que tem acompanhado na lavoura, pode ter uma perda entre 15 e 20% do que já foi plantado. 

    Na quarta-feira, Isidoro Sehnem recebeu a visita do orientador, que verificou as plantas e afirmou que pode haver recuperação se as condições climáticas favorecem daqui para frente. 

    Confira a matéria completa na edição impressa deste sábado do Jornal Arauto.