Geral

Concurso elege melhor lanche escolar

Publicado em: 21 de julho de 2017 às 11:55 Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 às 15:01
  • Por
    Jaqueline Gomes
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto Divulgação/Josiléri Cidade
    compartilhe essa matéria

    Vera Cruz deu início ao projeto PNAE Chef com sete receitas na disputa

    Que tal um hamburguer ou uma pizza no lanche escolar do seu filho ou filha? A proposta, além de saborosa e atrativa aos olhos dos pequenos da rede de escolas municipais de educação infantil (EMEIs) e dos estudantes do ensino fundamental (EMEFs) de Vera Cruz é também saudável e nutritiva. Como? É que as receitas foram escolhidas no concurso culinário da edição 2017 da capacitação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, o PNAE Chef. Entre cinco receitas produzidas pelas equipes de EMEIs e duas de EMEFs, as ganhadoras foram a pizza da EMEF São Francisco e o hamburguer da EMEI Pingo de Gente. Participaram também as EMEIs Dona Dionéa, com uma pizza; Moacir Pereira, Raio de Luz e Vovô Adail, com variações de bolo salgado. Na categoria EMEF, a José Bonifácio participou com um elaborado sanduíche. O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores.

    O concurso culinário entre os manipuladores de alimentos, em nível municipal, envolveu a apresentação dos pratos em uma banca de avaliadores prestigiados por uma plateia composta pelas equipes dos educandários. As nutricionistas das secretarias de Educação de Gramado Xavier, Sinimbu e Pantano Grando compuseram a banca. A cada prato apresentado pelas merendeiras, uma degustação seguida das notas. Foram avaliados cinco critérios: valor nutricional, frequência de alimentos in natura, aparência da preparação, sabor da preparação e boas práticas do manipulador.

    Os pratos escolhidos vão compor um lanche da tarde do cardápio de 2018. A intenção dos municípios envolvidos é valorizar os profissionais responsáveis pela manipulação da alimentação escolar, despertar a autonomia do manipulador de alimentos, fomentar a agricultura familiar, realizar a troca de experiências entre nutricionistas, além de organizar evento regional que sirva de referência para outros municípios. Além de Vera Cruz, disputas internas serão feitas em Rio Pardo, Gramado Xavier, Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Sinimbu, Mato Leitão e Herveiras, que já pensam em um evento regional.