Geral

Rio Pardo monitora níveis dos rios; até esta sexta-feira não houve registro de famílias deixando moradias

Publicado em: 21 de junho de 2024 às 14:17 Atualizado em: 21 de junho de 2024 às 14:18
  • Por
    Emily Lara
  • Colaboração
    Eduardo Wachholtz
  • Rio Jacuí na Praia dos Ingazeiros | Foto: Marilia Nascimento
    compartilhe essa matéria

    Segundo a Defesa Civil, o momento é de observação, monitoramento e alerta para os moradores

    As fortes chuvas registradas nos últimos dias preocupam os municípios da região. A Administração Municipal de Rio Pardo está monitorando a situação dos rios Pardo e Jacuí, que até o início da tarde desta sexta-feira (21) não causaram nenhum transtorno.

    Segundo o coordenador da Defesa Civil da Cidade Histórica, Dimas Gotardo, há três dias as equipes monitoram os níveis dos rios. “De quinta-feira para cá, teve uma elevação mais considerável, subiu quase um metro de altura”, contou.

    Gotardo explicou que a Defesa Civil está nas áreas ribeirinhas, pois o momento agora é de observação, monitoramento e alerta para os moradores. “Até o momento não foi necessário retirar ninguém das casas. Nossa fala é sempre para que eles monitorem a subida do rio. Cada morador sabe a característica da sua localidade. A orientação é que mantenham a calma e tenham equilíbrio para tomar uma decisão adequada”, disse.

    Enquanto a chuva persistir, as equipes seguirão monitorando os níveis dos rios. “O monitoramento vai seguir constante. Os avisos meteorológicos nos dizem que vai continuar a chuva ainda. Então, nós temos equipes de prontidão e de sobreaviso, em caso de qualquer necessidade retirada das pessoas das casas”, afirmou.

    Rio Pardo na Praça da Ponte | Foto: Marília Nascimento