No começo do mês, em São Paulo, um homem morreu após realizar peeling de fenol
No começo do mês, um homem morreu após realizar peeling de fenol. O procedimento consiste na aplicação de um composto orgânico que provoca uma reação inflamatória na pele para promover a renovação celular. No entanto, a técnica foi feita pela dona de uma clínica que teria feito o curso pela internet. A notícia acende o alerta sobre a importância de passar por procedimentos estéticos em locais e com profissionais qualificados.
Coordenadora dos cursos de Biomedicina e Estética e Cosmética da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Danielly Bullé, enfatiza que a região tem um curso específico que habilita o profissional de estética a trabalhar com vários procedimentos estéticos. “Muitas vezes alguns profissionais ou mesmo pessoas que fazem cursos rápidos, que fazem cursos online ou cursos de um final de semana, se intitulam esteticistas. Nós, como Curso de Estética e Cosmética, nos pronunciamos de maneira a levantar um alerta à população: que a população pesquise sobre os profissionais, onde eles são formados, quais são as suas habilitações para realizar qualquer procedimento estético, e se realmente eles têm essa habilitação”, diz.
Leia também
Na Unisc o peeling de fenol não é realizado, já que na maioria das concentrações do composto é necessário que se faça em um ambiente hospitalar. Mas outros procedimentos são feitos na Unisc Estética – Clínica e SPA. “Temos uma clínica que funciona sob supervisão de outros profissionais da área da saúde também. O estetacosmetólogo atua dentro da sua especificidade de trabalho em que fazemos uma formação especializada dos alunos em estética capilar, podologia, estética facial, estética corporal, terapias integrativas e complementares e terapias manuais. Também, para que ele tenha a formação básica na área de anatomia, fisiologia, para conhecer as possíveis intercorrências que qualquer procedimento estético que ele venha a fazer, seja um procedimento seguro”, explica.
Para ela, a comunidade, às vezes, fica refém de pessoas que usam da boa vontade, da boa fé e também da procura por uma autoestima melhor e acabam passando pelos processos com pessoas despreparadas. “Então, nós, como Curso de Estética e Cosmética, como universidade comunitária,precisamos alertar a população contra esses riscos. Nós temos profissionais formados aqui na nossa Universidade que são profissionais capacitados para executar as suas funções”, complementa.
Notícias relacionadas
Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo
Acesso Grasel estará bloqueado na manhã desta segunda-feira
Motivo será serviços de limpeza e roçada no trecho
A educação e o esporte como ferramentas de combate ao racismo
Estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc compartilha experiências no ensino superior
Temporada de verão inicia dia 20 de dezembro no Balneário Monte Alegre
Atendimento dos guarda-vidas será de quartas a domingos das 9h às 12h e das 13h30min às 18h30min