Polícia e Covid 19

Susepe realiza testagem em massa após caso suspeito de coronavírus na Peva em Venâncio Aires

Publicado em: 21 de junho de 2020 às 16:50 Atualizado em: 22 de fevereiro de 2024 às 12:28
  • Por
    Rafael Henrique de Oliveira Santini da Cunha
  • Fonte
    Portal Arauto
  • Foto: Divulgação/Susepe
    compartilhe essa matéria

    Testes rápidos, de aferição da temperatura corporal e de saturação foram realizados

    Os apenados da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) foram aferidos quanto à temperatura corporal e saturação na última quinta-feira (18). Ao todo foram realizados ainda 134 testes rápidos para Covid-19. A ação abrangeu todos os presos da galeria D, local no qual na última semana um apenado havia tido resultado positivo em um teste rápido. Fato que não se confirmou no recebido resultado de exame PCR realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen).

    Embora os exames tenham retornado com resultado negativo, com o objetivo de manter os padrões de saúde adotados para controle da doença, a equipe diretiva da Peva realizou a ação em conjunto com a equipe de saúde prisional. O material para exame foi disponibilizado pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde em quantidade suficiente para testagem de todos os custodiados recolhidos na galeria.

    A execução da ação foi realizada pela equipe de saúde prisional, direção e da equipe de atividade, segurança e disciplina da Penitenciária, com o apoio da coordenação técnica da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (8ª DPR), para as ações de testagens, aferição de temperatura e saturação. Após a ação, foi verificado que o resultado de todos os testes rápidos foi negativo.

    A delegada da 8ª DPR, Samantha Lopes de Moraes Longo, saliento o esforço da equipe para a realização da força-tarefa. “A ação só reforça o compromisso da 8ª DPR, da equipe de diretiva da Peva e de todos os demais servidores que trabalham na unidade nas áreas de saúde prisional, tratamento penal e segurança, com as políticas públicas, com as medidas de saúde e higienização adotadas diariamente para controle da Covid-19. A 13ª Coordenadoria Regional de Saúde foi fundamental com todo seu apoio e parceria, disponibilizando os testes”, ressaltou.