ALERTA

Síndromes respiratórias já causaram 14 mortes na região neste ano; veja os dados

Publicado em: 21 de maio de 2025 às 16:00
  • Por
    Eduardo Elias Wachholtz
  • Foto: Tony Winston/Agência Brasil
    compartilhe essa matéria

    Painel da Secretaria Estadual de Saúde mostra que 127 pessoas foram internadas em casas de saúde

    Venâncio Aires lidera o número de hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre os municípios da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, o município registra 55 internações desde o início deste ano, o que representa 43% do total de 127 hospitalizações na região.

    A 13ª CRS, além de Venâncio Aires, abrange ainda outros sete municípios – Candelária, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Vale Verde, Vera Cruz e o próprio Santa Cruz do Sul. Juntos, esses municípios somam 72 internações. Ainda assim, nenhum deles se aproxima dos números registrados em Venâncio Aires, no Hospital São Sebastião Mártir.

    A alta no número de internações tem sido acompanhada por aumento nos atendimentos nas unidades de saúde. Em Mato Leitão, por exemplo, que tem Venâncio como referência hospitalar, a Prefeitura divulgou um comunicado alertando para a elevação na procura por atendimento médico. Somente nesta semana, mais de 220 pessoas foram atendidas nas UBSs dos bairros Centro e Santo Antônio, em apenas dois dias.

    Diante do cenário, a Secretaria da Saúde de Mato Leitão reforçou orientações à população – procurar atendimento apenas quando realmente necessário, evitar aglomerações e buscar a vacinação contra a gripe, que já está disponível para todas as faixas etárias. Além disso, os profissionais de saúde recomendam medidas básicas de prevenção, como lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel e máscaras, principalmente para quem estiver com sintomas.

    No ranking de mortalidade por SRAG, Santa Cruz aparece em primeiro lugar, com seis óbitos registrados até o momento. Venâncio Aires figura na segunda posição, com cinco mortes. Apesar de terem registrado números menores de internações, cidades como Candelária e Vera Cruz também apresentaram óbitos por síndrome respiratória.

    A vacinação contra a gripe, considerada uma das medidas mais eficazes para reduzir os casos graves de doenças respiratórias, está liberada para toda a população, independentemente da faixa etária. O imunizante pode evitar internações e mortes, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

    Veja os números da região:  

    Município Hospitalizações Incidência Óbitos Mortalidade
    Candelária 4 1,13 2 0,56
    Mato Leitão 3 0,85 0 0
    Passo do Sobrado 3 0,85 0 0
    Rio Pardo 10 2,82 0 0
    Santa Cruz do Sul 44 12,4 6 1,69
    Vale Verde 4 1,13 0 0
    Venâncio Aires 55 15,5 5 1,41
    Vera Cruz 4 1,13 1 0,28
    Total 127 35,79 14 3,94

    Leia também